Pongo encerra o ciclo Máquina de Gelados do Theatro Circo

| Agosto 25, 2022 12:20 pm

Após um período de afastamento dos concertos por parte da artista angolana Pongo volta a pisar os palcos para apresentar o seu primeiro disco a solo Sakidila, esta sexta-feira, dia 26 de agosto, no Theatro Circo em Braga, no que será o encerramento do ciclo Máquina de Gelados que ocupou todas as sextas-feiras do mês de agosto com a presença de artistas como Letrux, Fogo Fogo e Fatoumata Diawara.

Na última noite do Máquina de Gelados, o Theatro Circo recebe a nova diva do kuduro, Pongo, que tem vindo a apresentar o seu primeiro álbum a solo, Sakidila, palavra que significa “obrigado” em kimbundu. Natural de Angola, país que, ainda na infância, trocou por Portugal, Pongo trouxe consigo as vivências onde a música e a dança estiveram sempre presentes, em forma de kuduro, zouk antilhano, semba e demais sonoridades partilhadas em grupo e entre gerações, e é com esse mesmo espírito que se envolve na cena kuduro local. Não tardou a ser notada pelos Buraka Som Sistema e a dar voz a “Wegue Wegue”, ainda hoje um hino ao género.

Com essa experiência marcante, em 2010 Pongo aventura-se a solo, partindo das suas influências para acrescentar EDM, bass music, dancehall e variantes pop, com uma energia frenética que a trouxe até aqui e que a levará bem mais longe.

Em 2019, Pongo edita o primeiro EP a solo, Baia, e no início de 2020 o segundo, Uwa, editado pela Caroline International. Rapidamente entrou nas listas de media internacionais colocando- a como uma das artistas mais inventivas e promissoras da atualidade. Casos estes como a publicação NME que a colocou na lista de cem novos artistas que iriam marcar 2020, e a estação BBC Radio 6 Music, que incluiu temas de Pongo na sua playlist. Ainda em 2020, recebe o prémio Music Moves Europe, no qual se distinguem artistas emergentes representantes do “som europeu de hoje e de amanhã”. Mais recentemente, em 2021, o tema “Bruxos” que integra o disco Sakidila, ganha espaço na reconhecida plataforma COLORS. Ainda este ano, Pongo participa no Festival da Canção ao lado do músico Tristany, com o tema DÉGRÁ.DÊ, alcançando o sexto lugar.

Os bilhetes têm o valor de 10 € ( 5€ c/ Cartão Quadrilátero) e encontram-se disponíveis na bilheteira do Theatro Circo, nos locais habituais e na BOL.

FacebookTwitter