Premiere: Steve Hubback – Aarhus

| Agosto 9, 2022 9:55 am
Steve Hubback

Steve Hubback é um baterista e percussionista galês, nome âncora da música improvisada desde a década de 70, tendo colaborado regularmente com gigantes da música europeia, como o saxofonista Frode Gjerstad ou o baterista Paal Nilssen-Love.

Quando a pandemia nos obrigou a parar, Steve fez o mesmo e dedicou algum tempo a explorar um caixote de gravações armazenado em casa da irmã. Foi nesse mesmo caixote que Steve encontrou uma cassete perdida e daí resultou o precioso testemunho de Aarhus, gravação quase integral de um concerto a solo datado de 1988 e com o mesmo nome da cidade onde o músico vivia, no norte da Dinamarca.

Apesar de certos segmentos da fita da cassete se apresentarem demasiado danificados para serem recuperados, Aarhus consegue condensar em duas faixas a simbiose ideal entre o free jazz e um proto-ambient belíssimo, alicerçada numa bateria vulcânica, na agressão e na calmaria, temperadas com pads e electrónica.

Aarhus estreia esta terça-feira em exclusivo na Threshold Magazine, numa edição assinada pelo Coletivo Casa Amarela. O artwork, como sempre, é da Mafalda Melim e a masterização ficou a cargo de Aires.

FacebookTwitter