billy woods, elusivo rapper norte-americano que tem em Aethiopes uma das mais fascinantes obras de 2022, estreia-se em Portugal no próximo ano. O concerto acontece na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, no dia 2 de fevereiro e terá o português amador na primeira parte.
O percurso de billy woods remonta ao início do século, quando uma nova geração de rappers independentes circundava em torno da sua editora, a Backwoodz Studioz, por onde lançou apenas dois álbuns durante a primeira década dos anos 2000 – The Chalice, de 2004, e Camouflage, que cumprirá vinte anos em 2023. Mas foi com Hidding Places, ao lado de Kenny Seagal, em 2018, que as coisas tomaram outro rumo, alcançando um novo e justo falatório a nível global que o levou a percorrer os quatro cantos do mundo (na Europa, salienta-se a passagem pelo holandês Le Guess Who?, a convite dos compatriotas clipping.).
Entretanto, as colaborações multiplicaram-se, emprestando versos a gente tão reputada como Earl Sweatshirt, Navy Blue, Your Old Droog ou Quelle Chris, formando, também, os alicerces dos Armand Hammer com o mais fiel dos seus colaboradores, Elucid.
Este ano, o rapper sediado em Nova Iorque garantiu a sua posição nos balanços finais de ano com dois assombrosos registos de longa-duração: o supracitado Aethiopes, fruto de uma colaboração estreita com o produtor Preservation, e o mais recente Church, publicado sem aviso prévio no último mês de setembro.
Os bilhetes para o concerto em Lisboa encontram-se à venda através da plataforma bol.pt a partir do dia 18 de novembro.