Space Festival está de regresso de 3 a 26 de novembro

| Novembro 2, 2022 2:42 am

A edição de 2022 do Space Festival está de regresso no dia 3 de novembro e prolonga-se até dia 26. O Festival Itinerante de Música Experimental e Improvisada tem lugar em Caminha, como tivera acontecido já o ano passado, e em quatro novas localidades, como Paredes de Coura, Ponte de Lima e Monção, passando também pela região sul de Montemor-o-Velho. O festival dedica-se a promover a produção e divulgação de música experimental em Portugal, a partir de uma abordagem descentralizadora, com o objetivo de tornar o género musical mais acessível em vários pontos do país.

Organizado pela Associação Cultural Rock’n’Cave e pelo Space Ensemble, o festival inclui nomes como Gustavo Costa, OCENPSIEA, João Pais Filipe (na foto), Ricardo Jacinto, Vera Morais e Hristo Goleminov, Krake, Cíntia, Margarida Garcia, The Rite of Trio e Cluster – Grupo Experimental de Matosinhos no seu cartaz.

Para além dos concertos, o festival estendeu a sua programação para outros universos como o cinema: no primeiro fim-de-semana do festival será apresentado o filme SOA de Raquel Castro, vencedor do prémio Melhor Filme no Festival Caminhos do Cinema Português (2022) e NETFLIX AWARD 2021 – Portuguese Women Filmmakers, onde a realizadora parte do som para explorar a ecologia, a igualdade, a política urbana e o modo como a paisagem sonora nos influencia. O cartaz inclui também filmes-concerto e recebe o ensaio audiovisual Sobre a Cegueira – inspirado no romance que valeu o Prémio Nobel a José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira – de Vitor Joaquim, João Silva e Raquel Castro, Cody XV, um projeto de Pedro Sousa, e Ry Vuh, que junta Jorge Queijo e Jorge Coelho na bateria e guitarra, acompanhados por João Guedes nos efeitos visuais.A edição de 2022 conta com o apoio da Direção Geral das Artes e dos Municípios de Paredes de Coura, Ponte de Lima, Monção e Caminha, e do CITEC (Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho) / CITEMOR em Montemor-o-Velho.

A programação completa está disponível no site do evento e os bilhetes estão à venda na bol.pt e nos locais habituais. O passe para o festival tem o custo de 40 euros, o passe por localidade é 10 euros o bilhete por concerto custa 5 euros.

 

Texto por Catarina Fernandes

Fotografia de Renato Cruz Santos

FacebookTwitter