O Primavera Sound anunciou hoje o cartaz completo da sua próxima edição, a décima na história do evento que se expandiu para Portugal em 2012. O anúncio foi feito através das redes sociais do festival, que revelou os mais de 60 artistas que irão passar pelo Parque da Cidade do Porto entre os dias 7 e 10 de junho do próximo ano.
Pela primeira vez na história do evento, o festival decorrerá em quatro dias ao invés dos habituais três, com o primeiro a ser encabeçado pelo norte-americano Kendrick Lamar, talvez o mais reconhecido rapper dos dias de hoje que nos traz o novíssimo Mr. Morale & the Big Steppers num dia que contará também com a presença do compatriota Baby Keem, primo de Lamar, e da britânica FKA twigs, que tem na mixtape Caprisongs o seu mais recente lançamento.
Rosalía, que atuou recentemente em Braga e Lisboa, é o grande destaque do segundo dia, que garante também a presença dos históricos do punk americano Bad Religion, os retornados The Mars Volta, de Omar Rodriguez Lopez e Cedric Bixler-Zavala, membros também dos At The Drive-In, bem como novos valores do cancioneiro indie como Alvvays, Jockstrap, The Beths, Gilla Band e Japanese Breakfast.
Já o terceiro dia será encabeçado pelos ingleses Pet Shop Boys, nome maior da synth-pop britânica formado pelo vocalista Neil Tennant e pelo teclista Chris Lowe. O projeto Darkside, do produtor e compositor Nicolás Jaar e do guitarrista David Harrington, o mais reconhecido dos projetos pós-Bikini Kill da norte-americana Kathleen Hanna, Le Tigre, o projeto NxWorries, que junta o cantor Anderson Paak ao produtor KNXWLEDGE, e ainda nomes como St. Vincent, Self Esteem, My Morning Jacket ou Wednesday completam o certame do dia.
Por fim, o estatuto de cabeça-de-cartaz do último dia cabe aos britânicos Blur, que atuaram no festival em 2013, mas também à americana Halsey, que atuará num dia preenchido ainda pela música do colectivo Drain Gang, dos suecos Bladee, Ecco2k e Thaiboy Digital, o ex-Clipse e atual afiliado da GOOD Music Pusha-T, os Sparks, dos irmãos Ron e Russell Mael, Yves Tumor, Isabella Lovestory, Pup e Julia Holter. Para os mais saudosistas também não faltarão propostas neste dia – e boas – com os aguardados regressos aos palcos dos norte-americanos Unwound, historicos do pós-hardcore mais progressista, e dos compatriotas Karate, que viram a sua obra – publicada maioritariamente na década de 90 – recentemente reeditada.
Os bilhetes já estão à venda em primaverasound.com a custos que variam entre 70€ (diários) e 170€ (passe geral).
Check the full line-up for the 10th edition! 🚀
Passes Gerais e bilhetes diários já disponíveis!
Abonos y entradas de día ya están a la venta!
Full festival tickets and day tickets are now available!+info: https://t.co/UeqWzFD96V pic.twitter.com/k8VVjaz4hy
— Primavera Sound Porto (@primavera_porto) December 13, 2022