Beats & Pieces Big Band regressa com novo álbum, Good Days

| Fevereiro 20, 2023 4:14 pm

Beats & Pieces é uma big band composta por 14 músicos que tocam juntos há mais de 15 anos. Formada em 2008 por Ben Cottrell, maestro, compositor e produtor, Beats & Pieces Big Band sempre se mostrou recetiva a uma enorme diversidade musical e Good Days é a prova disso, compilando um jazz expansivo e metamorfósico.

Com o seu último e tão aguardado terceiro álbum de estúdio, o ensemble reiterou a vitalidade e expressividade da música de big band, um monumento maravilhoso ao virtuosismo, aos valores tradicionais do jazz, e à vanguarda. Good Days evoca as raízes profundas da música de big band, que transitam emocionalmente do fúnebre ao exuberante, do eclesiástico ao profano, do pacífico ao caótico. Influenciados por propulsores como Charles Mingus, Keith Tippett, Gil Evans, Charlie Haden’s Liberation Orchestra, Beats & Pieces Big Band manifestam também uma consciência contemporânea, inspirando-se nas obras de Björk, Radiohead, ou Everything Everything.

Iniciado em Berna, cidade onde Cottrell residiu entre 2018 e 2020, Good Days foi gravado na Escócia em janeiro de 2020. Ao invés de seguir o seu método habitual de apresentar à banda composições praticamente finalizadas, o artista decidiu trabalhar nas peças por meses, ou até anos, conduzindo a escrita a uma sensação mais coletiva.

Temas como “elegy” e “(blues for) linu” tornam a audição deste álbum em algo realmente imperdível. Good Days chegou no final de janeiro pela Efpi Records.

Fotografia: Daniela Gerstmann

FacebookTwitter