O cantor e compositor australiano Robert Forster edita hoje o seu novo disco, The Candle and the Flame. O primeiro single, “She’s a Fighter”, lançado no dia 19 de outubro do ano passado, encaminhava já o oitavo álbum a solo numa direção bastante diferente do usual, em relação aos seus trabalhos anteriores.
Segundo Forster, “She’s a Fighter” foi, na verdade, a última música a ser escrita para The Candle and The Flame, lançado sob o selo Tapete Records, no verão de 2021, altura em que a sua mulher, Karin Bäumler foi diagnostica com cancro. A força e perseverança de Karin inspiraram Forster a escrever e compor o tema. Como a música ganhou um significado intrinsecamente associado ao núcleo familiar, Forster sugeriu que Karin cantasse e tocasse xilofone, Loretta, a sua filha, tocasse guitarra, e Louis, o seu filho, tocasse guitarra, baixo e precursão, tornando a canção uma espécie de homenagem à sua família.
Esta união musical com a família foi capturada no videoclipe, gravado no Alchemix Studios em Brisbane, o mesmo estúdio onde se gravou o novo projeto de Forster. The Candle and The Flame reúne nove canções escritas e produzidas por Forster. O álbum foi gravado esporadicamente no decorrer de seis meses e conta com a baixista da sua antiga banda The Go-Betweens, Adele Pickvance, bem como Scott Bromiley e Luke McDonald que trabalharam em álbuns anteriores como Songs To Play (2015) e Inferno (2019) e foi misturado por Victor Van Vugt – que trabalhou com Nick Cave and The Bad Seeds e PJ Harvey.
Robert Forster está a planear concertos na Austrália em 2023, com datas a serem anunciadas em breve.
Fotografia por Stephen Booth