441

Sunn O))) são a primeira confirmação para o Amplifest 2023

| Março 20, 2023 11:08 am

Já há datas para o regresso do Amplifest. A experiência musical que marca o segundo semestre da agenda cultural portuguesa volta a ocupar o Hard Club, no Porto, nos dias 23 e 24 de setembro com um alinhamento que, partindo sempre da música, se alarga também às talks e documentários, proporcionando um espaço de encontro e troca de experiências entre melómanos de todo o mundo. Juntamente com o anúncio das datas, chega também a primeira confirmação: o regresso dos Sunn O))) a Portugal, onde não tocam há quase quinze anos.

Formados em 1998, pelas mãos de Stephen O’Malley e Greg Anderson, os Sunn O))) têm vindo a revolucionar a forma como pensamos a música, construindo um corpo de trabalho que forja novas conexões entre os mundos do metal, drone, jazz, minimalismo e composição contemporânea. Nas suas edições de estúdio, exploram práticas composicionais complexas sem, com isso, abandonar a estética visual do metal, escavando e expandindo o próprio género – algo ainda mais evidente em colaborações com figuras como Scott Walker, Pan Sonic, Earth, Ulver ou Boris.

Ganharam a admiração e reconhecimento internacional pelos seus imensos e imersivos espectáculos ao vivo, onde exploram a construção de autênticas câmaras de reverberação através de riffs slow motion que evoluem, gradualmente, para atmosferas densas, pensadas ao detalhe. Três palavras nos cruzam a mente: volume, densidade, peso. Todas elementos essenciais para a criação de uma experiência sensorial intemporal, intensificada pela névoa espessa, os mantos negros com capuz e os gestos cuidados de quem sobe a palco.

Em Portugal, estrearam-se na sala 2 da Casa da Música, no Porto, em 2006, seguindo-se uma actuação na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, em 2010.

Os bilhetes para a edição de 2023 do Amplifest estão à venda a partir desta segunda-feira, no site do evento, pelo custo inicial de 99 euros.

FacebookTwitter