Teatro do Bairro Alto recebe Ellen Fullman em abril

| Março 23, 2023 7:06 pm

A 14 de abril, o Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, recebe a norte-americana Ellen Fullman para um concerto único em Portugal.

Nome fundamental do pós-minimalismo, a compositora e construtora de instrumentos apresentará o seu mais recente álbum, Music for the Man Who Grew Common in Wisdom, bem como um influente repertório de mais de quatro décadas com recurso ao seu Long String Instrument, composto por 40 cordas esticadas ao longo de 20 metros.

Foi com esse instrumento, aliás, que Fullman, 66, colaborou com notáveis da produção contemporânea como a compositora Pauline Oliveros ou a coreógrafa Deborah Hay. Pela sua grandiosidade gestual, que cruza os mundos do som, do espaço e da arte performativa, o instrumento – tocado com dedos cobertos de resina – foi comparado à experiência visceral de estar dentro de um enorme piano de cauda, equiparando-às criações de Harry Partch e Lev Theremin e influenciando uma nova geração de músicos e compositores como Theresa Wong e Konrad Sprenger, que tal como a norte-americana têm desafiado os limites da exploração sonora através do uso pouco convencional de instrumentos de corda.

Os bilhetes para o espetáculo, inserido na nova temporada do TBA (Black Top, Piny e Afrolis são outras propostas da sala lisboeta até ao mês de junho), encontram-se disponíveis em blueticket.pt a custos que variam entre 3 e 12 euros.

FacebookTwitter