Já lá vão quarenta anos desde que os Melvins pisaram o primeiro palco, e o momento será celebrado numa tour que passará por Portugal este verão. A banda de Buzz Osborne, Dale Crover e Steven McDonald, um dos expoentes do sludge metal (e percursores do movimento grunge), atua a 8 de julho no Hard Club, no Porto, e a 9 de julho no Cineteatro Capitólio, em Lisboa.
É inegável o contributo dos Melvins na esfera alternativa do rock: a par dos Black Sabbath, progenitores do heavy metal, e dos Black Flag (tudou mudou quando a banda de Henry Rollins “desacelerou” o passo com My War), foi dos estaleiros do grupo de Montesano, Washington que começaram a nascer os primeiros rebentos do grunge, um movimento com epicentro em Seattle e que teve em Nirvana, Soundgarden ou Mudhoney algumas das suas figuras mais proeminentes.
Como se não bastasse, Lysol, o quarto disco na discografia dos americanos e um dos primeiros exemplos do drone metal, foi crucial no desenvolvimento de um som primal e com um forte impacto na estética de grupos como Boris, Earth ou Sunn O))).
Hoje somam quatro décadas e mais de trinta discos editados — Bad Moon Rising é a mais recente entrada no catálogo do grupo.
Os bilhetes para os concertos, organizados pela promotora Prime Artists, estão disponíveis a partir desta sexta-feira em Ticketline, Meo Blueticket e locais habituais ao preço de 32 euros.