New Order encabeçam último dia do Primavera Sound Porto

| Março 7, 2023 4:00 pm

Os New Order são a mais recente adição ao cartaz do Primavera Sound, que se realiza entre os dias 7 e 10 de junho no Parque da Cidade do Porto. A banda britânica encabeça o último dia do festival, a 10 de junho, juntamente com os compatriotas Blur e a norte-americana Halsey.

O anúncio foi divulgado esta terça-feira nas redes do festival, que já havia publicado horas antes uma mensagem com a promessa de uma nova confirmação (o post, que continha várias alusões à capa de Substance, a mais célebre compilação dos New Order, não deixava grandes margens para dúvida). Os concertos – no Porto, mas também em Madrid e Barcelona – servem para assinalar o 40º aniversário do single “Blue Monday”, publicado neste dia em 1983.

Foi das cinzas dos Joy Division, meses depois da morte de Ian Curtis, que nasceram os New Order, formados à altura por Bernard Sumner, Peter Hook e Stephen Morris, com a adição da teclista Gillian Gilbert pouco tempo depois. Ainda na ressaca do punk (e nos primórdios efervescentes do pós-punk), Movement, álbum-manifesto que assinalou a estreia dos ingleses em longa-duração, surge como ponto de partida para uma importante e inventiva discografia, essencial no cruzamento do rock com as coordenadas da pop, da eletrónica e da música de dança.

Music Complete, de 2015, é o mais recente álbum dos autores de “Temptation”, e o décimo na discografia da banda formada atualmente por Bernard Sumner, Stephen Morris, Gillian Gilbert, Phil Cunningham e Tom Chapman.

O último concerto dos New Order em Portugal decorreu na edição de 2019 do Vodafone Paredes de Coura, depois da estreia em 2005 no festival Super Bock Super Rock.

Os bilhetes para o Primavera Sound Porto 2023 já se encontram disponíveis a custos que vão de 70 (bilhetes diários) a 170 euros (passe geral).

FacebookTwitter