Jazz em Agosto 2023 com Mary Halvorson, Natural Information Society + Evan Parker e Trance Map +

| Maio 2, 2023 3:47 pm

É sob o signo do transe e das “múltiplas expressões tradicionais da África Ocidental” que se celebra a 39ª edição do Jazz em Agosto, que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre os dias 27 de julho e 7 de agosto.

O grupo Eve Risser’s Red Desert Orchestra, cujo álbum de estreia, Eurythmia, junta músicos europeus e africanos, marca o arranque do festival a 27 de julho. Numa órbita não muito distante, a organização destaca o encontro em palco entre a Natural Information Society, do norte-americano Joshua Abrams, com o saxofonista Evan Parker. O último, cujo extenso currículo experimental o levou a trabalhar com várias das mais incontornáveis figuras da improvisação, apresentará ainda um novo sexteto, na companhia de Pat Thomas, Toma Gouband, Hanna Marshall e Peter Evans, sob a designação Trance Map+.

A trompetista Susana Santos Silva e a guitarrista Julia Reidy integram um programa de solos “assumido por quatro mulheres”, a par de Marta Warelis e de Camille Émaille, numa edição que destaca alguma da mais fundamental música feita em 2022 no feminino, com atuações da já referida Eve Risser, Hedvig Mollestad, Zoh Amba (com o contrabaixista Luque Stewart e o baterista Chris Corsano), Myra Melford e Mary Halvorson, que apresentará o álbum Amaryllis em formato sexteto.

A fechar o programa, Gard Nilssen’s Supersonic Orchestra, composta por algumas das mais entusiasmantes figuras do agitado mapa do jazz escandinavo. Ghosted, projeto que junta Oren Ambarchi, Johan Berthling e Andreas Werliin, é mais um dos destaques do programa.

Os bilhetes para os concertos do Jazz em Agosto já se encontram à venda, a preços que variam entre 6 e 15 euros. Há ainda um passe de acesso aos 11 espectáculos no Anfiteatro ao Ar Livre, disponível pelo valor de 90 euros, bem como um ingresso único para os quatro espetáculos marcados para o Auditório 2 por 15 euros.

FacebookTwitter