mutu lançam disco de estreia, A Morte do Artista

| Maio 4, 2023 11:00 pm

Os mutu são um projeto bracarense, com início em 2020, que consolida num só registo influências que vão desde a música electrónica à tradicional. Com uma abordagem moderna, procuram sensibilizar o público a refletir, através da arte, sobre o meio que o rodeia.

Conta com a participação de músicos oriundos de várias influências musicais: Diogo Martins (Nó(s), Cabra Çega) na voz, Pedro Fernandes (Okultos e EGGBOX) nos sintetizadores e guitarra, Nuno Gonçalves (GrandFather’s House) nos teclados e João Costeira (Os Canto Esquina, GrandFather’s House, MÁLÁLÁ, Dead Men Talking, Palas) na bateria.

Com uma forte componente identitária, num registo musical contemporâneo, A Morte do Artista, o primeiro trabalho discográfico dos mutu mistura os diferentes percursos dos músicos envolvidos. A esse cruzamento de influências juntam-se mensagens que pretendem despertar no ouvinte pensamento crítico sobre problemáticas sociais dos dias de hoje.

A expressão popular que dá nome ao disco serve de invólucro dos vários temas abordados. Assistimos hoje a um desbaste coletivo da criatividade pela pressão crescente das rotinas quotidianas e do fluxo migratório coletivo para os grandes centros urbanos. Deixamos secar as nossas fontes criativas, as nossas origens, pessoas e costumes em prol do sonho do sucesso laboral e financeiro. Abdicamos muitas vezes de quem somos e do que realmente queremos, por este desconfortável conforto. Este disco é por isso uma chamada de atenção, um toque de despertar introspectivo para estas questões sociais e individuais que se tornam urgentes.

A Morte do Artista foi editado a 28 de Abril. “A Seita” é o seu mais recente single, com videoclipe produzido pela DOC Narrativa e realizado por Juliana Ramalho. Fotografia: Juliana Ramalho

FacebookTwitter