BASS QUEEN é a nova obra discográfica de DIANA XL, a terceira da cantora-produtora.
Figura proeminente da cena underground portuguesa em pleno fervor, a DJ e performer de música pesada vanguardista exprime irreverentemente as suas identidades e apela às novas gerações de “ravers” com as suas cadências acutilantes, sincretizadas com hyper pop.
O sucessor de XL, álbum de estreia onde retratou o seu renascimento como artista e como pessoa, assumindo publicamente a identidade de mulher trans, e do disco de remisturas, XL Deluxe, ambos com bases no deconstructed club e bass music, chegou em maio.
BASS QUEEN assenta em “vocais pop com batidas pesadas e poderosas, expressando a sua raiva queer através de texturas digitais, impulsos maximalistas e vocais íntimos”, como indicam as notas de lançamento. Este novo registo assume-se como uma edificação de experiências vividas no último ano por DIANA XL, marcado por várias batalhas com o mundo que a rodeia.
Apresentado a 19 maio nas DAMAS Bar na festa Pyromanya, BASS QUEEN está disponível para streaming em todas as plataformas desde a data do evento. A capa é da autoria de Marco Maiato. Fotografia: Marco Maiato