De Toulouse para Coimbra: podia ser uma história de amor, mas é o início do Les Siestes. Depois do seu início no sul de França, em 2002, e com encontro habitual marcado na fauna e flora de um jardim, o Les Siestes já decorreu em Buenos Aires, Riga, Seul, Conacri, Cairo e Quioto, regressando agora a Portugal para a sua quarta edição. Les Siestes viaja até ao centro de Portugal, Coimbra, nos dias 8, 9 e 10 de setembro.
No jardim da Casa das Artes Bissaya Barreto, já tocaram inúmeros artistas de diferentes vanguardas da música experimental, como Front de Cadeaux, Damien Dubrovnik, D.K., Afonso Macedo, Ghost Hunt, M.E.S.H., Giant Swan, Nídia, Ece Canli & Nina Harker, Caucenus & Esther e Luís Pestana, em edições passadas do Les Siestes.
Os espanhóis Dame Area são o primeiro avanço desta edição. A dupla de Barcelona de Silvia Silvia Konstance e Viktor L.Crux cruza sintetizadores e percurssão, em estúdio e ao vivo, desde 2018. A sua música situa-se algures entre o techno e o punk, que intersetam com ritmos tribais e uma roupagem vincadamente industrial — algo notório em Toda la mentira sobre Dame Area, terceiro álbum da banda, editado em 2022 e lançado de forma independente, onde, curiosamente, Konstance canta tanto em espanhol como em italiano. O duo está ligado a uma dimensão visceral do clubbing desde o início, com a sua estreia experimental e ousada Centro di Gravitá.Também já confirmada para esta edição está King Kami, nome artístico de Kamila Ferreira, DJ brasileira a viver em Lisboa, que irá a atuar a 8 de setembro. Inspirada pelo romantismo dos sintetizadores e dos beats brega do nordeste brasileiro, mescla nos seus sets o funk com o electro e as mil ramificações da bass music. Em 2022 produziu o tema “VEM M INSTIGAR”, que, já em 2023, recebeu um EP de remisturas, de artistas como ERAM e Kelman Duran, editado pela portuense XXIII.
O festival é gratuito e mais novidades sobre o cartaz da edição de 2023 surgirão ao longo do mês de junho e de julho.