No próximo mês de julho, dia 23, o auditório de Serralves, no Porto, acolhe a apresentação ao vivo de 100 cymbals, concerto-instalação desenhado por Ryoji Ikeda – cuja exposição Micro/Macro está patente nas instalações dessa fundação até novembro – que tem por base um retrato sonoro que John Cage dedicou ao artista francês Hans Arp por ocasião do centenário do seu nascimento.
Criado em 2019 na Filarmónica de Los Angeles, 100 cymbals “realça o rico potencial dos pratos seguindo a linha ténue entre ruído e ressonância harmónica”, explica a organização. O instrumento aparentemente rudimentar (um disco convexo feito de liga de cobre, latão e bronze) transforma-se “num poderoso recurso polifónico” onde “os diferentes modos de tocar mantêm uma constante sonoridade fusional”, permitindo que “estratos harmónicos e outros fenómenos acústicos aflorem”.
Esta não é a primeira vez que o japonês, reconhecido pelas suas composições eletrónicas, mas também pelas grandes instalações audio e visuais, declara a sua filiação com John Cage: em 2010, apresentou uma versão plástica de 4’33”, o mais popular registo do norte-americano, na forma de uma pintura feita em filme de 16 milímetros. Neste novo trabalho sobre o percursor das vanguardas musicais, Ryoji Ikeda optou por substituir os elementos utilizados originalmente na performance que Cage apresentou com o Grupo de Percussão de Estrasburgo, em 1986, por instrumentos tradicionais do Japão.
Os bilhetes para o espetáculo no Porto já se encontram disponíveis em blueticket.meo.pt por 7,5 euros. Antes, o espetáculo será apresentado em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, a 21 de julho.