Culturgest: Nivhek e Alessandro Cortini no programa de música da nova temporada

| Julho 12, 2023 11:38 pm

No ano em que celebra 30 anos, a Culturgest, em Lisboa, apresenta no segundo semestre do ano um programa multidisciplinar composto por várias estreias nacionais nos planos da dança, da música e do teatro, bem como a inauguração de um novo espaço expositivo.

A celebração do aniversário decorre a 11 de outubro, 30 anos depois da Culturgest ter aberto as portas nesse mesmo dia, com o encontro em palco entre Ricardo Toscano e a Orquestra de Câmara Portuguesa (no dia seguinte, o saxofonista de Lisboa apresenta o seu mais recente álbum, Chasing Contradictions, num espetáculo em formato trio).

Antes, a 19 de setembro, o compositor Alessandro Cortini, que chegou a integrar a formação dos norte-americanos Nine Inch Nails, apresenta o espetáculo Nati Infiniti (Nascido Infinito), uma adaptação para palco da instalação que apresentou na primeira edição do Sónar Lisboa, em 2022. A acompanhar o italiano estará o artista visual Marco Ciceri, responsável pelas imagens no grande ecrã da Culturgest.

A 8 de novembro, a norte-americana Liz Harris, conhecida pelos ambientes fraturados que cria enquanto Grouper, reativa o seu projeto Nivhek, mais instrumental e com o qual se apresentou pela última vez em Lisboa em 2019. Tal como Cortini, Harris apresentará neste espetáculo – intitulado Engine – uma versão musicada da instalação que inaugurou no Instituto de Arte Contemporânea de Portland, nos Estados Unidos, no início do ano, explorando, com recurso às imagens de Takashi Makino, uma confessada obsessão por sons de motores e corridas de carros de alta-performance.

Ainda no plano da música, destaque para a estreia em palco do novo álbum de Luís Severo, Cedo ou Tarde, a 14 de dezembro, e a apresentação ao vivo de Corpo-Escuta/a body as listenin, concerto-performance de Joana Sá, no dia 12 de janeiro.

Consultem o plano completo de eventos aqui.

FacebookTwitter