Nona edição da Romaria Cultural em Gouveia fecha programação

| Julho 24, 2023 4:24 pm
nona-edicao-romaria-cultural-gouveia-fecha-programacao

A 9º edição da Romaria Cultural em Gouveia, que terá lugar nos dias 28 a 30 de julho, encerra a sua programação. Será um fim de semana de artes em diálogo, no qual se destacam os concertos de Scúru FitcháduPás de Problème, os mexicanos A Love Electric e o espetáculo inédito, resultante de uma residência artística, “Jazz Cabreiro”.

Com início a 28 de julho, esta edição arrancará com a abertura da Feirinha GO Romaria e de oficinas e atividades participativas programadas em torno dela, bem como com a inauguração de 6 exposições de artes plásticas e visuais, de vários artistas e coletivos nacionais, distribuídas por galerias e espaços comerciais no eixo central da cidade. À noite, destacam-se as atuações em palcos informais de Lavra (Carolina Drave, Johnny Gil e Gonçalo Parreirão) e do artista afegão Fazel Sapand (parceria com a Alborz: Comunidade Iraniana-Portuguesa), seguindo-se dois concertos no Anfiteatro da Cerca: Madmess, trio portuense que carrega o “Porto fog” e o mistura com sons psicadélicos dos anos 70, e Pás de Problème, conhecidos pelas festas longas e melodias frenéticas, convidando a encontrar uma cara conhecida por entre braços e pernas que dançam.

No dia 29, sobressai o Mirante do Paixotão como centralidade cultural diurna, ao receber ações de devolução de aves à natureza, a performance resultante da residência artística “Encontrei um quadro, pensei plantá-lo…e plantei”, da autoria de Sofia Castro, e ainda o concerto do projeto emergente Spicy Noodles. A noite de sábado regressará à Cerca com uma nova incursão do movimento “Mala de músicas e estórias”, que desta vez resultará no espetáculo “Jazz Cabreiro”, que desafiou dois músicos de Coimbra (João Mortágua e Gonçalo Parreirão) a colaborar com músicos gouveenses na criação de um produto artístico inspirado na Serra da Estrela, em particular na atividade da pastorícia. Sobe ao mesmo palco A Love Electric, trio de três nacionalidades nascido a partir da cena do jazz da Cidade do México, e Scúru Fitchàdu, que transporta as raízes cabo-verdiana e a “matriz africana” e apresenta uma estética punk, eletrónica e disruptiva onde se alinham influências de diferentes universos musicais.

A manhã de domingo, dia 30, será o momento ideal para uma caminhada de interpretação auditiva de aves, organizada em colaboração com o CERVAS, e um passeio conduzido pelo paisagista sonoro Luís Antero, que incorporará os sons recolhidos num Concerto para Olhos Vendados. À tarde, o concerto do artista iraniano Sina Shirazi servirá como aperitivo para a recriação da Romaria ao Calvário, atividade de união e partilha entre artistas, público e organização. O espetáculo de encerramento será um concerto de jazz de CBF Trio e resultará de uma extensão do Festival das Artes QuebraJazz (Coimbra).

Organizada colaborativamente, com uma rede de parceiros polivalente, todas as atividades são de acesso gratuito, democratizando a participação e a fruição cultural. Em suma, são muitos os motivos de interesse para que neste Verão todas as pessoas façam a sua própria romaria a esta encosta da Serra da Estrela, para uma experiência cultural única.

FacebookTwitter