A última temporada do ano no gnration vai levar até Braga mais um programa múltiplo em exposições, residências, conversas e performances, bem como uma mão de artistas nacionais e estrangeiros com novos discos para apresentar.
Fundador dos Heróis do Mar na década de 1980, Carlos Maria Trindade estreia no gnration o seu novo e muito aguardado álbum, “Vitral Submerso”, o primeiro desde Mr. Wollogallu, uma colaboração com Nuno Canavarro, no dia 7 de outubro, inaugurando assim o programa regular de música que contará também com Luís Severo, também ele de regresso aos novos trabalhos. “Cedo ou Tarde”, sucessor de O Sol Voltou (2019), é o mote para o regresso do português à sala bracarense a 10 de novembro
Também nesse mês, a 14, os norte-americanos Deerhoof , instituição do rock experimental de São Francisco, regressam a Portugal no meio de uma digressão europeia de apresentação do seu mais recente disco, “Miracle-Level”, o primeiro cantado inteiramente no japonês nativo da vocalista Satomi Matsuzaki. A 15 de novembro, atuam em Lisboa na Galeria Zé dos Bois.
Dois dos nomes mais fascinantes da música improvisada da Europa, Matthew Herbert e e Julian Sartorius apresentam-se em Braga a 23 de novembro para um encontro em palco que visa dar a conhecer os temas de “Drum Solo, álbum que uniu o autor de Bodily Functions ao reputado baterista suíço em 2022. Antes, apresentam-se a 22 de novembro na Culturgest, emLisboa, e a 24 desse mês no Auditório de Espinho.
A 2 de dezembro, Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael, Henrique Fernandes e Jorge Coelho, ou seja, Estilhaços apresentam Estilhaços de Escuridão, criado em colaboração com a documentarista sonora Sofia Saldanha, falecida em 2022.
A 7 de dezembro, a cantora e multi-instrumentista portuguesa Margarida Campelo apresenta pela primeira vez em Braga o seu disco de estreia, Supermarket Joy. A fechar o trimestre, a 15 e 16 desse mês, a oitava edição de Ocupa, perspetiva sobre a música eletrónica e a arte digital em Braga, apresenta concertos, performances e instalações, cruzando artistas locais com figuras de referência da eletrónica. O programa de música contará este ano com Rita Silva, o coletivo Wav.In, Vulture Drones e a apresentação final do Clube de Inverno, sessões de exploração e improvisação com Noiserv e Jorge Quintela e uma performance visual assinada pelo coletivo Kindergarten.
Até ao final do ano, o gnration acolherá ainda a 13.ª edição do festival de música eletrónica e arte digital Semibreve. Beatrice Dillon, Mumdance, Loraine James, Nkisi e DJ Lynce são os nomes que constam no programa para as noites de sexta e sábado no gnration.
Os bilhetes para os espetáculos de música do programa out-dez estão já à venda em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.