Claire Rousay, Maria BC e Loraine James dão concertos na ZDB em outubro

| Setembro 27, 2023 10:49 pm
claire-rousay-portugal

A nova temporada da Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, arrancou a toda a força com concertos de Hide, Big Brave e Rodrigo Amado com Chris Corsano Outros Estado, um espetáculo do brasileiro Rodrigo Brandão, e a segunda f(Algorave) são os próximos eventos nas contas da ZDB para setembro –, e os planos para o mês de outubro que se avizinha promete não defraudar.

claire rousay, jovem compositora canadiana com reputadas credenciais nos domínios da música experimental (foi, por exemplo, alvo de um compreensivo perfil no jornal New York Times, em 2021), é um dos destaques do certame da ZDB para o próximo mês, e um dos primeiros nomes a atuar nessa sala, dia 10 de outubro (o percussionista Haydn Douet Lukies assegura a primeira parte). Consigo traz um admirável volume de lançamentos, entre colaborações (com more eaze, Helena Deland e Patrick Shiroishi) e numerosos discos a solo (Everything Perfect Is Already Here, o mais recente, contou com o carimbo da Shelter Press). Recentemente, a artista sediada em Los Angeles estreou-se nos quadros da Saddle Creek, importante instituição do indie norte-americano, com o tema “Sigh in My Ear”.

No dia seguinte, a 11 de outubro, há dj set de Juan Mendez, isto é, Silent Servant, conhecido entre outras aventuras pelas suas contribuições em projetos como Tropic of Cancer e Sandwell District (com Regis), antes de Maria BC, mais um dos destaques da programação, apresentar o novíssimo Spike Field, a ser editado pela Sacred Bones – a estreia, aliás, da cantora-compositora e regular colaboradora de Rachika Nayar no catálogo editora norte-americana – no dia 25 de outubro.

Loraine James, que passou pelas instalações da ZDB em fevereiro de 2022, regressa a esse mesmo espaço no dia 31 de outubro. Pilar recente da britânica Hyperdub, abrigo para alguma da mais fundamental música de dança feita no Reino Unido (foi por lá que se editaram obras essenciais de Burial, DJ Rashad ou Laurel Halo), traz consigo Gentle Confrontation, sucessor Building Something Beautiful for Me (um tributo a Julius Eastmen) e a mais reveladora obra da produtora londrina, que recruta os talentos de keiyaA, George Riley e Marina Herlop para o seu mais recente longa-duração.

The Twist Connection, Sarahsson, Will Samson, Ustad Noor Bakhsh e a comemoração do primeiro ano da Lay Down Recordings (com concertos de Alek Rein, April Marmara e Marinho, entre outros) são outras propostas que a ZDB preparou para o próximo mês. Consultem o plano completo de eventos aqui.

FacebookTwitter