Jards Macalé, o encontro em palco entre o guitarrista e compositor Steve Gunn com o o pianista David Moore e o trio lisboeta Expresso Transatlântico são alguns dos destaques do Auditório de Espinho para o primeiro trimestre do ano.
“Começaremos 2024 com muitos artistas portugueses, no teatro, na música erudita, spoken word, contemporânea, experimental e indie, mas sobretudo com uma ideia que norteia a nossa programação, que é a de uma oferta que se desdobra por muitas áreas distintas, sem quaisquer cedências artísticas”, afirma o o programador André Gomes em comunicado.
O programa regular de música arranca a 26 de janeiro com um espetáculo que reúne a pianista dinamarquesa Kathrine Windfeld à Orquestra de Jazz de Espinho, sob a direção de Paulo Perfeito e Eduardo Cardinho. A 9 de fevereiro, o prestigiado oboísta Tiago Coimbra apresentará obras românticas de Tchaikovsky e Peter Mieg sob a tutela de José Eduardo Gomes.
Segue-se o Drumming GP, a 16 de fevereiro, com “um ciclo de peças para quarteto de lâminas e pequenos instrumentos de percussão e eletrónica” que “exploram a passagem do tempo” através da música, antes dos norte-americanos Steve Gunn e David Moore apresentarem o álbum Let the Moon be a Planet a 24 (e um dia antes no gnration, em Braga).
Já em março, o destaque vai para o brasileiro Jards Macalé, que celebrou em 2022 o 50º aniversário do seu primeiro álbum solo. O músico octagenário, que se apresentará também nas salas do gnration (15) e do Musicbox (17), revisita esse trabalho em Espinho a 16 de março, num espetáculo em formato banda.
Ainda nesse mês, a 9, os Expresso Transatlântico de Gaspar Varela, Sebastião Varela e Rafael Matos apresentam os temas que compõem Ressaca Bailada, a estreia do trio em longa-duração. No dia 23, o Auditório de Espinho acolhe o projeto Estilhaços, de Adolfo Luxúria Canibal e António Rafael, dos Mão Morta, e que tem em Estilhaços da Escuridão, dedicado à memória da documentarista sonora Sofia Saldanha, um dos marcos da música nacional feita em 2023.
Foi anunciada a apresentação do espetáculo “BEMgil MORENOveloso”, que junta em palco Moreno Veloso e Bem Gil, filhos de Caetano Veloso e Gilberto Gil, respetivamente. Atuam em Espinho a 20 de abril, encerrando a digressão com paragens também em Coimbra (12), Arcos de Valedez (13) e Lisboa (16).
Consultem o plano completo de eventos aqui.