Nabihah Iqbal assinala esta semana a sua estreia em território nacional. A cantora, produtora e locutora de rádio londrina, que tem em Dreamer uma das mais impressionantes obras fabricadas em 2023, atua a 12 de abril no gnration, em Braga, e um dia depois no Musicbox, em Lisboa.
Cúmplice, em tempos, de SOPHIE (é sua a voz escutada em “LEMONADE”, um dos primeiros singles da malograda arquiteta sonora), Nabihah Iqbal coloca a herança da cultura paquistanesa em diálogo com uma moderna sensibilidade pop, filtrando nervo pós-punk e instrumentação tradicional a partir de uma evocativa produção eletrónica. Dreamer, o segundo álbum de Iqbal, é exemplo disso, resultado de uma série de acontecimentos infortúnios (dois anos de labuta arruinados por um assalto, um avô que adoeceu em plena pandemia) e que a levaram a explorar uma matriz mais acústica, cobrindo-a posteriormente com arranjos de recorte ambiental.
Em 2016, Nabihah Iqbal explorou o tecido cultural de Lisboa num episódio desenvolvido em parceria com a revista i-D.
Os bilhetes para o espetáculo em Braga, que tem a portuguesa Xexa na primeira parte, estão à venda em bol.pt pelo preço de 9 euros. Em Lisboa, a entrada possui o custo de 14,50 euros.