A oitava Prolifera retoma ao Passos Manuel para celebrar o quinto aniversário da Mera Label. Na noite de sexta-feira, 17 de maio, a Mera volta a apostar naquilo que tem sido o foco da sua missão: o impulsionar de práticas audiovisuais na música eletrónica. Desta vez, o line-up contempla a estreia do espetáculo The Age of the Spiritual Machines de Mother Jupiter e Framed Nemesis, e djsets de DJ OTSOA e MAKI.
The Age of Spiritual Machines inicia às 23h no auditório. Esta live performance audiovisual, que homenageia os temas do livro homónimo de Ray Kurzweil (1999), convida o público a viajar pelo tempo e a experimentar a evolução da inteligência. É o resultado da colaboração entre Mother Jupiter – alter ego de Kevin Pires, músico e designer de som, que tem vindo a explorar o ritmo e a psicodelia através do uso de instrumentos digitais – e Framed Nemesis, um anagrama de Serafim Mendes, que irá conceber os visuais: verdadeiros ambientes virtuais que abrem portas para novas dimensões no domínio dos eventos de música ao vivo. Ambos os artistas são sediados no Porto e The Age of Spiritual Machines marca a primeira vez que se apresentam juntos num espetáculo ao vivo.
Após a performance no auditório, DJ OTSOA, fundador da Mera Label, abre a cave de Passos Manuel com o espírito eletrizante a que já nos habituou. Desta vez, no regime de aniversário, promete um set de techno, acid, electro, breakbeat e bass. Seguimos depois para MAKI, representada pela Ill Pitched, chega-nos de Lisboa para apresentar um set vibrante de samba, baile funk, hip-hop e break, que canaliza as raízes brasileiras que a compõem. Considerada por muitos o mais recente prodígio, MAKI volta pela segunda vez ao clube portuense, convidando-nos a libertar os corpos na pista e brindar ao quinto aniversário da editora.
A noite inicia-se às 23h00 e os bilhetes encontram-se à venda à porta por 6 €.