O Retiro regressa para a sua segunda edição

| Maio 10, 2024 10:00 am

De 31 de maio a 1 de junho, O Retiro está de regresso ao Largo do Retiro, em Guimarães, com o mesmo espírito comunitário de sempre, reforçando a importância de conservar a identidade e autenticidade do centro histórico da cidade que para além de ser um cenário atrativo para os turistas é também a casa de centenas de pessoas. A programação traz a palco alguns artistas vimaranenses, e vozes nacionais como André Júlio Turquesa e Sallim, ou o ambiente sonoro de Roberto Caetano, bem como momentos (per)formativos para miúdos e graúdos, flash tattoos e uma mostra de artistas nacionais.

O evento arranca com a prata da casa. Na sexta-feira, o festival começa às 18h com a inauguração de várias exposições: uma exibição de ilustrações de vários alunos de escolas do concelho, a partir do livro “Os 300 Anos do Oratório Senhor dos Desamparados da Rua Nova e do Ourado da Cidade de Guimarães” de Fernando Capela Miguel; uma exposição de cerca de meia centena de fotografias da zona envolvente; e, ainda, a instalação de vários poemas do artista e residente do Largo do Retiro, Pedro Bastos. Berto, taipense de gema fica encarregue do primeiro dj set, trazendo melodias quentes que prometem fazer aquecer o final do dia.

No dia 1 de junho, dia Mundial da Criança, a manhã é dedicada aos mais novos com dois workshops: Workshop de Culinária (custo de 4 euros e as inscrições podem ser feitas através deste link) e um Workshop de Papel Reciclado, onde os participantes podem dar uma nova vida a folhas de jornais e revistas velhas, criando novos papeis perfumados (custo de 2 euros e as inscrições podem ser feitas através do seguinte link).

Perto das 12h, começa o momento por qual todos os moradores aguardam, o almoço comunitário. Junta à mesa todos os artistas, formadores e moradores para partilharem os seus petiscos, as suas memórias e estórias. A sobremesa é da responsabilidade do Coro En’Canto, que abre o palco às 14h00, num registo à capela de música tradicional portuguesa.

De tarde ocorre ainda o Workshop de Plástico, em colaboração com a Oiá Plast, para dar asas à criatividade, tendo como matéria-prima resíduos de plástico (custo de 6 euros e as inscrições podem ser feitas através deste link, existem dois horários disponíveis 15h30 e 16h15).

La Aura, drag queen madeirense, nascida no berço, regressa ao Largo do Retiro para duas atuações de transformismo.

Por fim, a nível musical, podem esperar-se os concertos de Caio, num registo intimista, em que João Santos promete escrever um capítulo de catarses e superação, transformando O Retiro, num porto de abrigo. Segue-se a apresentação de Sallim acompanhada pelas artistas Leonor Arnaut (Fumo Ninja, Chão Maior, Leida) e Leonor Cabrita (Orca), numa viagem entre registos caseiros de canções originais, versões e poemas.

Para terminar a noite no Largo, André Júlio Turquesa apresenta o seu do novo disco, Disco de Reclamações. Não vem sozinho, fazendo-se acompanhar por Laura Felício (teclado e voz) e Gonçalo Ribeiro (bateria), um disco que nos faz entrar num universo que se funde entre Indie Folk, o Tradicional Português e a World Music.

Tanto na sexta como no sábado, O Retiro continua no bar Oub’lá, na Praça de S. Tiago. Os responsáveis pelas últimas baladas são figuras já habituais n’ O Retiro: na sexta-feira dança-se ao som de Lonely Low Rosa; e, no dia 1 de junho, Roberto Caetano, membro ativo e fundador dos First Breath After Coma, que promete pintar a atmosfera com uma poptrónica colorida.

O Retiro alberga ainda Cristina Viana, responsável pelas flash tattoo. A agenda vai estar aberta para marcações nos dois dias do evento: entre as 14h e as 20h. Do evento fará também parte um mercadinho que conta com a participação de vários artistas da cidade de diferentes áreas. Irá funcionar, entre as 14h e as 22 horas do dia 1 de junho.

FacebookTwitter