Quando Voltar ao Chão é o novo álbum de Tomé Silva, músico e produtor português cujo extenso currículo experimental o levou a colaborar com Farpas e Bejaflor. O álbum, que reúne seis exemplos de folk livre e pastoral, está disponível na página de Bandcamp da Fera Felina, que assina a edição do lançamento em cassete e formato digital.
Resultado “de meses de acumulação de ideias, gravações e improvisos colados vertical e horizontalmente uns nos outros, numa tentativa de fundir estas experiências num só ponto temporal e espacial”, lê-se nas notas que acompanham o lançamento, as canções que formam Quando Voltar ao Chão representam “uma exploração de memória, nostalgia e afeto através de interações pessoais-musicais”. “Tendo sempre em comum uma forte ligação com o espiritual”, diz ainda o texto, “estas recontextualizações evocam auras que seguem sempre para lugares diferentes partindo do mesmo ponto — a memória emocional”.
Composto e produzido por Tomé, Quando Voltar ao Chão conta com a participação de Guilherme Rodrigues (saxofone), António Feiteira (bateria e percussão) e Sara Machado (violino). A fotografia é de Francisco Silva, o design e a tipografia de Diana Lucena.
Ainda este ano, Tomé Silva – que produziu com Maria Reis o álbum Suspiro..., a editar esta sexta-feira – reuniu 27 temas, entre demos, outtakes e raridades, produzidos entre 2018 e 2024. Oiçam aqui THE SOUNDCLOUD YEARS 2018-2024🤪😩🤓.