Os vietnamitas Rắn Cạp Đuôi são um dos nomes confirmados para a edição de 2024 das Noites de Verão da Filho Único, que irá levar música de diferentes latitudes, sempre com entrada gratuita, à Faculdade de Belas Artes de Lisboa e às Galerias Municipais – Galeria Quadrum, entre 4 e 27 de julho.
O coletivo formado em 2012, na cidade de Hồ Chí Minh, traz consigo um novo álbum (*1, editado em abril de 2023) e um repertório altamente exploratório de canções sem forma, onde se reconhecem os sons erráticos do glitch, do drone e da música concreta em combinação com os ecos futuristas da club mais experimental. O espetáculo decorre a 12 de julho, no jardim das Galerias Municipais, e conta com a primeira parte das portuguesas Agressive Girls, dupla composta por Dakoi e Diana XL.
Até ao fim do mês, será possível ver ainda nesse espaço “o carnaval de ritmo e electricidade” dos parisienses Poor Boys (19 de julho, com primeira parte da londrina No Home), os andaluzos Lebrija por Corraleras (26 de julho) e a apresentação das peças produzidas na residência “Encontros de Música Nova”, que reúne quatro compositores nacionais de música exploratória – Henrique Apolinário, Maria Reis & Tomé Silva, Rafael Toral e XEXA – ao histórico Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (5 de julho).
Já o Pátio da Cisterna da Faculdade de Belas Artes acolherá o “concerto-ocupação-encomenda” do coletivo Living Room (11 de julho), a estreia em Portugal do carioca Mbé (18 de julho) e a apresentação a solo de Gustavo Costa, compositor, percussionista e cabecilha da associação Sonoscopia (25 de julho).
Por fim, a 27 de Julho, o Goethe-Institut irá acolher DJs sets de SoundPreta e CRYSTALMESS e um encontro em palco entre o dominicano Paul St. Hilaire (aka Tikiman) e o produtor DJ Richard Akingbehin.
Consultem o plano completo de eventos aqui.
Fotografia: Saigoneer