Gavin Bryars na rentrée do Theatro Circo

| Julho 11, 2024 2:27 pm

O compositor e contrabaixista britânico Gavin Bryars atua em Portugal no fim do ano. O espetáculo, inserido no ciclo Contraponto, terá lugar no Theatro Circo, em Braga, a 13 de dezembro, e contará com a participação de músicos da Academia de Música de Espinho e do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga. No dia seguinte, 14, sobe ao palco do Auditório de Espinho.

Depois de ter integrado o Joseph Holbrooke Trio Members na década de 60, com o guitarrista Derek Bailey e o baterista Tony Oxley, Gavin Bryars mudou-se para Nova Iorque, onde estudou composição com John Cage. Em 1975, lançou o álbum Ensemble Pieces, o primeiro de quatro lançamentos sob a chancela da editora Obscure, fundada nesse ano pelo compatriota Brian Eno. Foi por lá que editou a sua obra mais reconhecida, The Sinking of the Titanic, composta por duas peças de longa-duração: a faixa-título homónima e o tema “Jesus’ Blood Never Failed Me Yet”, que acabaria por receber uma nova versão cantada por Tom Waits.

Fundou também a Portsmouth Sinfonia em 1970 e compôs com regularidade para teatro e bailados, tendo escrito cinco óperas e inúmeras outras peças ao longo das últimas cinco décadas. Durante esse período, Bryars colaborou com Merce Cunningham, Cornelius Cardew, John White e Aphex Twin.

Até ao fim do ano, o Theatro Circo vai receber também atuações de Mão Morta, que irão celebrar 40 anos de carreira com um novo espetáculo, Viva la Muerte! (28 de setembro), Niño del Elche (18 de outubro), Bill Frisell (2 de novembro) ou Kevin Morby com o Ensemble da Escola Profissional de Música de Espinho (22 de novembro), além de vários espetáculos inseridos nas programação do Semibreve, FENDA e Festival Para Gente Sentada.

Consultem o plano completo de eventos.

FacebookTwitter