
No ano em que celebra 25 anos, o Festival Músicas do Mundo (FMM) vai levar 48 artistas de 35 países a Sines e Porto Covo. Ao longo de 9 dias, de 18 a 26 de julho, passam pelo festival nomes como Max Romeo, Youssou N’Dour, Julieta Venega, Orchestra Baobab, 47Soul e Bashar Murad, anunciou esta sexta-feira a organização.
Em destaque na edição deste ano está também The Mistery of the Bulgarian Voices (na foto), premiada congregação de vozes femininas (venceram o Grammy de Melhor Álbum de Folk Tradicional, em 1989) que cruza os espectros da tradição folclórica da Bulgária com arranjos da música moderna e canto polifónico. Em Sines, o grupo – que já partilhou palco com Kate Bush e Lisa Gerard, dos Dead Can Dance – será acompanhado por um quarteto de cordas.
Também confirmado nesta edição do FMM está o reencontro de Kimmo Pohjonen (em duo com Mats Gustafsson), Rokia Traoré, Orchestra Baobab, Kokoroko e Capicua com o festival, que irá receber ainda um forte contingente dedicado à língua oficial portuguesa, este ano representado por Bia Ferreira, Gabriela Leite, Luca Argel e Nação Zumbi, Bonga, Fidjus Codé di Dona, Fábio Ramos, Roberto Chitsonzo e Umafricana. Já Portugal estará representado por Ana Lua Caiano, Bateu Matou, Capicua, Lena d’Água e Miss Universo.
O festival terá início na aldeia de Porto Covo, com um programa de concertos gratuitos entre os dias 18 a 20 de julho, partindo depois para o município Sines, que acolherá também concertos de entrada gratuita na Avenida Vasco da Gama. Já a entrada para os espetáculos no Castelo de Sines estão à venda a custos que variam entre 15 e 25 euros. Também disponível está o passe geral de acesso ao FMM, pelo preço de 75 euros.