
O norte-americano John Maus irá dar um concerto no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, no final do ano.
Segundo o autor de We Became The Pitiless Censors of Ourselves, álbum-chave do indie produzido no início da década de 2010, o espetáculo acontece a 8 de novembro, em apresentação do novo álbum Later Than You Think, a editar pela Young no próximo dia 26 de setembro.
O disco – o primeiro do músico em sete anos – contém 16 canções que exploram “temas de justiça, confissão, renascimento, transformação e guerra espiritual”, lê-se nas notas que acompanham o lançamento no Bandcamp. O novo trabalho procura “expandir ainda mais o espaço liminar onde a arte marginal colide com a arte pop, a emoção crua e a profundidade intelectual”, continua a mesma nota. Os primeiros singles, “I Hate Antichrist” e a titular “Because We Built It”, já estão disponíveis. Confiram o vídeo do último em baixo.
Nos últimos anos, John Maus tem visto o seu nome associado a controvérsias. Em 2021, foi avistado junto ao Capitólio dos Estados Unidos, ao lado de Ariel Pink, durante o motim de 6 de janeiro. Embora tenha afirmado não ter participado na invasão, a sua presença no local levou a duras críticas por parte do público, resultando na sua exclusão do cartaz do festival ElectroniCON, após pressão dos fãs.
Os bilhetes para o concerto em Lisboa já estão à venda, a preços que variam entre 20,70 euros (para clientes Revolut) e 23 euros (bilhete geral). A última passagem de John Maus por Portugal data de 2017, ano em que se apresentou no país para dois concertos, no Porto e em Lisboa.