
O gnration, em Braga, revelou esta quinta-feira a programação completa para o último quadrimestre de 2025.
Na música, o grande destaque vai para o já anunciado regresso de Bonnie ‘Prince’ Billy a Portugal, após a confirmação no cartaz do ciclo Vale Perdido (Lisboa). Em Braga, o músico atua a 9 de novembro, trazendo consigo os temas do seu mais recente trabalho, The Purple Bird, editado em janeiro deste ano.
Uma das mais conceituadas executantes de sintetizador modular Buchla deste século, Kaitlyn Aurelia Smith (na foto) é mais um dos nomes em destaque na nova temporada do gnration. A cantora e compositora norte-americana sobe ao palco da sala bracarense no dia 3 de outubro, para dar a conhecer os temas do seu próximo álbum, Gush, a editar no próximo mês de agosto.
Ainda em outubro, a 10, os Linda Martini regressam à blackbox do gnration para apresentar Passa-montanhas, o mais recente trabalho da banda portuguesa. Na semana seguinte, a 18 de outubro, é a vez do guitarrista polaco Raphael Rogiński apresentar a sua muito singular interpretação do repertório de John Coltrane.
O mês de novembro fica marcado pelo regresso dos britânicos Jabu a Portugal, depois de passagens por Lisboa e Porto em 2024. O trio de Bristol irá apresentar os temas de Soft and Gatherable Star, o seu mais recente trabalho, a 15 de novembro. Também de regresso está Letrux, que celebra 20 anos de carreira com um novo espetáculo no gnration, a 22 de novembro. Já o norte-americano Stephen O’Malley, reconhecido pelo seu trabalho com os Sunn O))), apresenta-se em Braga a 30 de novembro para um espetáculo inserido no ciclo Novembre Numérique, promovido com o apoio do Institut Français — Portugal.
A encerrar o programa de música de 2025, a 12 de novembro, estreia-se Sweet Violence, espetáculo que junta em palco três nomes maiores da música portuguesa: Vítor Rua (GNR, Telectu), Tó Trips (Dead Combo) e Luís San Payo (Rádio Macau, Pop Dell’Arte).
Antes, no âmbito da edição de 2025 da Noite Branca, o gnration irá acolher um programa composto por dois concertos. A 5 de setembro, os portugueses Evols dão a conhecer o seu próximo trabalho, The Ephemeral. Um dia depois, Alcrud3 – alter-ego do músico e produtor Sérgio Alves – apresenta em dois momentos o seu próximo disco, Guia Meditacional de um Meliante.
Anunciada também está a décima edição do ciclo OCUPA (5 e 6 de dezembro), que inclui, entre outras propostas, um espetáculo inédito de Ana Deus (Três Tristes Tigres) e Marta Abreu, bem como a apresentação de Canções de Danação, o novo trabalho dos bracarenses semivitae, criado no âmbito da iniciativa Trabalho da Casa, de apoio à criação artística local (13 de setembro).
Consultem o plano completo de eventos aqui.