
O Theatro Circo, em Braga, anunciou a programação para o último quadrimestre do ano.
O principal destaque, divulgado esta terça-feira, vai para o norte-americano Oneohtrix Point Never (na foto), figura de proa das eletrónicas deste século e um dos cúmplices de Abel Tesfaye (The Weeknd) na reinvenção sonora dos álbuns Dawn FM e After Hours, que ajudou a produzir. Depois de uma última atuação no Sónar Lisboa, em 2024, o músico nascido Daniel Lopatin sobe ao palco do Theatro Circo no dia 9 de novembro, novamente à boleia do seu mais recente álbum, Again.
Em destaque também está o regresso de Meredith Monk a Portugal, depois de atuações no Porto e em Lisboa no início deste ano. A compositora e performer norte-americana, distinguida com o Leão de Ouro de Carreira da Bienal de Veneza, apresenta-se a 12 de outubro no Theatro Circo, em Braga, acompanhada por Katie Geissinger, Allison Sniffin e o seu Vocal Ensemble. Dois dias depois, a 14, sobe ao palco Auditório de Espinho.
De regresso ao Theatro Circo está Devendra Banhart, ícone da freak-folk que se apresentará em Braga, a 24 de novembro, para um espectáculo a solo. Antes, a 15 de novembro, o galês Bill Ryder-Jones repõe a data originalmente marcada para maio deste ano, trazendo consigo as canções do seu último álbum, Iechyd Da.
A programação integra ainda uma homenagem aos 90 anos do compositor Terry Riley, a 26 de setembro, com a interpretação da obra In C por Pedro Carneiro e convidados, no âmbito do ciclo Contraponto. Ainda neste ciclo, a 29 de novembro, os pianistas Joana Gama e Rui Braga Simões apresentam Canto Ostinato, de Simeon ten Holt.
A 18 de setembro, no contexto do festival O PARAÍSO, Dino D’Santiago estreia uma nova criação com dramaturgia de Rui Catalão e direcção musical de Martim Sousa Tavares. O festival prolonga-se até 20 de setembro, com programação repartida entre o Theatro Circo e o gnration, que acolherá concertos de Banda Monte Cara e Fidju Kitxora.
Outros destaques incluem o cineconcerto Naquele Dia em Lisboa, de Matthew Herbert e Daniel Blaufuks (27 de Setembro), Hermeto Pascoal & Grupo (7 de novembro), o novo espectáculo de Daniel Pereira Cristo, Malva Globo (5 de Setembro), e o concerto da Jovem Orquestra Afegã, exilada em Portugal desde 2022, marcado para 20 de Setembro. Consultem a restante programação aqui.