
O ZigurFest está de volta a Lamego para celebrar 15 edições marcadas pela liberdade artística e reinvenção permanente. De 31 de julho a 2 de agosto, o festival reafirma o seu compromisso com a pluralidade, a inclusão e o território, apresentando um programa multidisciplinar que cruza música, artes visuais, performance e criação comunitária, sem nunca perder o diálogo com o património e a comunidade local.
Criado em 2011, o ZigurFest tem vindo a afirmar-se como um espaço de descoberta, colaboração e resistência cultural, e também de renovação, continuando a cumprir a sua tradição de não repetir artistas de edições passadas na programação. Este ano, o festival volta a apostar em parcerias com artistas e instituições locais, e em propostas que transformam Lamego num laboratório de criação e partilha.
Esta edição marca a estreia do ZigurFest em Cambres, com concertos de Evaya, Amijas e a apresentação do projeto de residência entre a Banda Marcial de Cambres e Jerry the Cat. Também a programação do Palco Ponte promete dar que falar, com os concertos de Van Der, I’A’V, Paulo Vicente 4tet (com Joana Guerra, Luís Vicente e Jerry the Cat) e Just Fish a acontecerem à beira do rio Balsemão, onde o público é convidado a mergulhar — no corpo e na escuta — numa experiência profundamente sensorial.
O icónico Palco Olaria volta a afirmar-se como ponto de encontro incontornável na noite de 1 de agosto, recebendo os concertos de Ideal Victim, Deambula e Spitbender. Já no dia 2 de agosto, todos os caminhos vão dar à Alameda, onde, sob as copas das árvores e o céu aberto, se celebra o encerramento do festival com os concertos de Rafeiro, bcc e Fidju Kitxora.
À semelhança dos últimos dois anos, o festival aliou-se à Fundação de Serralves para apresentar “De um ponto nasce o mundo”, workshop de Filipa Valente que irá realizar-se no dia 31 de Julho, pelas 16h30, na Casa do Artista. Ao longo dos três dias irá também decorrer o workshop de criação musical “Furor Iminente”, aberto à comunidade que goste de música, quer tenha conhecimentos musicais ou não. A apresentação final acontece no Palco Ponte, a 2 de agosto.
Entre os destaques desta edição surge também “Ocupação para o Fim do Mundo”, de Cárin Geada e Cristina Planas Leitão, uma criação encomendada pelo ZigurFest que ocupará diversos espaços do Teatro Ribeiro Conceição, podendo ser vivida pelo público entre as 21h00 e as 23h00 nos dias 1 e 2 de Agosto.
No mesmo espírito de abertura, regressa também a ZIGUR.FM, uma rádio temporária online, com chamadas abertas a criações sonoras (mixtapes, dj-sets, colagens, etc.) de todo o país.
O programa completo, informações úteis e formulários de inscrição podem ser consultados aqui.
Fotografia: Pedro Jafuno