Kelly Moran, Bill Orcutt, Water Damage e Oren Ambarchi com Will Guthrie no arranque do gnration em 2026

| Novembro 19, 2025 2:24 pm

Kelly Moran, Bill Orcutt, Water Damage, Oren Ambarchi com Will Guthrie, bem como o já anunciado concerto dos ingleses caroline, são alguns dos destaques do programa para os primeiros quatro meses do próximo ano no gnration, em Braga.

O programa regular de música arranca a 9 de janeiro com a estreia de uma nova performance audiovisual da pianista e compositora espanhola Hara Alonso com o artista visual português Pedro Maia. Depois, a 17, o HEDERA 4TET, composto por Carlos Zíngaro, Bernardo Aguiar, David Magalhães Alves e Francisco Lima da Silva, sobe ao palco fo gnration com o músico Nuno Rebelo (Mler If Dada, Street Kids).

Nome em ascensão nos domínios da música eletrónica, a compositora iraniana Rojin Sharafi irá apresentar -se no mesmo espaço a 31 de janeiro, cruzando as suas composições com a voz de Ece Canlı.

Kelly Moran (na foto), pianista singular que já colaborou com artistas como FKA Twigs, Yves Tumor, The Avalanches e Oneohtrix Point Never, é o principal destaque da programação de fevereiro. A compositora norte-americana sobe ao palco do gnration no dia 8, numa apresentação integrada na digressão do seu novo álbum, Don’t Trust Mirrors, lançado este ano pela Warp.

A 28 de fevereiro, o gnration recebe um novo duo formado pelo guitarrista e artista sonoro Tiago Sampaio com o saxofonista e compositor João Mortágua. Integrado na iniciativa Trabalho da Casa, de apoio à criação artística em Braga, os músicos irão apresentar, em estreia absoluta, o seu primeiro álbum, Pomes, que será lançado no mesmo dia.

Em março, no dia 15, os australianos Oren Ambarchi e Will Guthrie juntam-se novamente em palco para uma nova performance. Antes, apresentam-se na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, onde atuam no dia anterior.

O programa prossegue com mais uma proposta ancorada nos domínios da música exploratória: os Water Damage, coletivo que reúne veteranos e agitadores da cena experimental de Austin, atuam no gnration a 29 de março. Na mesma semana, passam também pelo festival Tremor, nos Açores.
Em abril, o grande destaque vai para o já anunciado concerto dos britânicos caroline, que têm em Caroline 2, o segundo álbum do octeto de Londres, um dos mais aclamados lançamentos de 2025.

Com mais de quarenta anos de carreira, Bill Orcutt — cofundador dos seminais Harry Pussy — regressa ao gnration a 11 de abril para um espetáculo a solo.

A encerrar o programa de música, no dia 24 de abril, o norte-americano Cole Pulice apresenta Land’s End Eternal, o seu mais recente disco.

No programa expositivo, as galerias do gnration recebem “Zapping: a televisão como cultura e contracultura”. Já no programa online, estreia-se o novo ciclo de conversas “Divine Time”, dedicado à tecnologia sagrada e com curadoria de Zaiba Jabbar (HERVISIONS).

O ciclo Órbita regressa igualmente, desta vez com Vera Morais e o seu ensemble EUPNEA, Gonçalo Cravinho Lopes e o dueto João Pais Filipe com Luís Pestana.

FacebookTwitter