Na noite de 9 de Novembro, que marca o trigésimo aniversário da queda do muro de Berlim, 27 colectivos, promotores e clubs de diferentes países europeus são convidados a co-programar uma noite em um dos clubs da capital alemã, parceiros do projecto European Club Night, dando assim o exemplo para uma Europa sem fronteiras ou barreiras, numa época marcada pelo ressurgimento do nacionalismo. É neste contexto que a Galeria Zé dos Bois convida os portugueses DJ Nigga Fox, Odete e Gabriel Ferrandini a tocar no ACUD MACHT NEU.
Rogério Brandão, conhecido nos dancefloors como DJ Nigga Fox, é um dos exemplos maiores da música da Príncipe Discos, desde 2013 quando lança o EP O Meu Estilo, seguido de Noite e Dia, 15 Barras e o EP Crâneo pela Warp Records no ano passado. De volta à Príncipe, lança este ano o LP Cartas Na Manga. O seu som é marcado pela junção das mais diversas referências sonoras, que acabam por criar algo único e impossível de categorizar.
Odete cria um corpo de trabalho multidisciplinar que combina música, texto, performance e arte visual. Tanto o seu primeiro álbum Matrafona como o mais recente Amarração têm um contexto marcadamente autobiográfico. Uma junção de influências sonoras que percorre a história da música queer.
Há 3 anos Gabriel Ferrandini, baterista português nascido na Califórnia, decidiu dedicar-se à composição, faz então uma residência artística na ZDB. Neste projecto a solo explora os contrastes entre sons acústicos e amplificados, usando a sua bateria com pedais de distorção e feedback. As suas performances intensas fazem questionar as fronteiras do que é música.
Podem encontrar todas as informações adicionais sobre este evento aqui.
Por opção do autor, este artigo não segue o novo Acordo Ortográfico.
Texto: Guilherme Caeiro