Jardins Efémeros regressam a Viseu sob o signo da palavra e das linguagens

| Julho 1, 2021 4:45 pm

A IX edição dos Jardins Efémeros vai realizar-se em Viseu entre os dias 3 e 11 de julho.  Sob o signo “A Palavra e as Linguagens”, o evento multidisciplinar irá dividir a programação em oito categorias distintas: artes visuais, arquitetura, som, cinema, pólis, oficinas, teatro e dança.

Ao todo são 24 os projetos que passarão pela próxima edição dos Jardins Efémeros na área do som. As apresentações terão lugar em três pontos – o Teatro Viriato, o Palco Youkali e o Palco Nenhures, ambos situados no parque Aquilino Ribeiro – e incluem quatro espetáculos híbridos e duas residências artísticas. 

Bill Fontana, compositor e artista media americano, e o artista sonoro Pedro Rebelo estarão em residência, no Teatro Viriato, para desenvolverem uma instalação sonora, a ser implantada nos claustros da Sé de Viseu. O espanhol Suso Saiz e o português André Gonçalves, que também estarão em residência no Teatro Viriato, vão criar uma composição sonora que se será apresentada no palco Youkali.

Lyra Pramuk, compositora, vocalista e performer americana, apresentar-se-á pela primeira vez em Portugal, em espectáculo único no país, com o seu deslumbrante álbum de estreia, Fountain. Aplaudido por publicações como a Fact Magazine ou a Pitchfork, que o incluiu na sua lista dos melhores lançamentos de 2020, o álbum de estreia da artista sediada em Berlim é um trabalho aglutinante que une vocalizações clássicas com uma forte sensibilidade pop e performática, club experimental e folk futurista.

A compositora e guitarrista americana Heather Leigh, o saxofonista noruguês Bendik Giske e a produtora turca Deena Abdelwahed são as restantes presenças internacionais que se apresentarão a solo, para concertos, pela primeira vez em Portugal.

O Teatro Viriato será ainda palco para dois espetáculos híbridos. A compositora, corógrafa e DJ russa Dasha Rush estará em Viseu, na companhia do bailarino Valentin Tszin e da artista digital Alex Guevara, para apresentar Territoire Éphémères, espetáculo transdisciplinar que promete unificar plataformas artísticas como o áudio, a dança, as artes generativas e a poesia abstrata numa só interação efémera. Já a a peça híbrida NKISI, do coletivo LOA, irá reúnir músicos, performers, artistas visuais, investigadores e espíritos ancestrais sob a direção de Gil Mac.

Odete, Ece Canli, Bleid, Candian Rifles, Mad Nomad, Nuno Veiga, Fitas Magnéticas, Gala Drop, Marco Franco e Rui Reininho, que irá apresentar o seu mais recente álbum a solo, 20.000 Éguas Submarinas, no último dia dos Jardins Efémeros, são as propostas nacionais para a edição de 2021.

Organizados pela Pausa Possível – Associação Cultural e de Desenvolvimento, os Jardins Efémeros são financiados pelo município de Viseu e pela Direção Geral das Artes, e inclui outros parceiros media como a revista inglesa The Wire, Jornal do Centro, Diário de Viseu, RTP – Rádio e Televisão de Portugal e Canal180.

FacebookTwitter