Jana Rush, More Eaze & Seth Graham e Lyra Pramuk na programação de abril da ZDB

| Março 25, 2022 2:00 pm

A Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, desvendou a programação completa para o próximo mês de abril. A veterana do footwork Jana Rush, o novo projeto que junta os norte-americanos More Eaze e Seth Graham, fundador da Orange Milk Records, bem como os espetáculos promovidos pela ZDB no Lux Frágil (Erika de Casier) e na Igreja St. George (Lyra Pramuk) são alguns dos destaques do roteiro divulgado esta sexta-feira.

Os concertos arrancam com a prata da casa, nos dias 1 e 2 de abril, com as primeiras apresentações ao vivo dos novos álbuns de Bandua (com BirdZzie na primeira parte), primeiro, e Fugly (com Chinaskee e dj set de Low Rosa), depois.

A 6 de abril, o primeiro ato internacional do mês: Lyra Pramuk, que se estreou por terras lusas no verão de 2021, em Viseu, regressa a Portugal para uma mini-digressão de três de datas no Porto, nos Açores (no âmbito do festival Tremor) e em Lisboa, onde se apresentará pela primeira vez na Igreja de St. George, situada ao norte do Jardim da Estrela. Fountain é o primeiro álbum da artista norte-americana e um dos mais deslumbrantes de 2020, cruzando vocalismo clássico com sensibilidade pop, práticas performativas e cultura clubbing contemporânea naquilo que a própria descreve como “música folk futurista”.

No dia seguinte, a 7 de abril, a sala de Lisboa acolhe o encontro em palco de Julius Gabriel, saxofonista alemão que opera entre o Porto e Berlim, com a violoncelista norte-americana Helena Espvall e o contrabaixista polaco Zbigniew Kozera, que estará de visita para algumas datas pelo país (dois dias depois, o trio atua no Salão Brazil, em Coimbra).

A dupla Éme & Moxila, que editou o longa-duração homónimo em março pela Cafetra, apresenta-se na ZDB, em regime matiné, no dia 10 de abril. No dia 16 de abril, Moxila regressa ao mesmo espaço para a festa anual do colectivo lisboeta Xita Records, que contará também com concertos de Alex d’Alva Teixeira, Inóspita e, entre outros, a recém criada Banda de Call Center (BCC).

Antes, a 14 de abril, o foco volta a centrar-se na música feita a quatro mãos com o primeiro concerto de More Eaze e Seth Graham em Portugal. A dupla, que responde pelo nome —__–___, traz consigo o mais recente The Heart Pumps Kool-Aid, considerado um dos melhores registos experimentais de 2021 para a publicação norte-americana Pitchfork. Spellcaster, o projeto do dinamarquês Holger Hartvig, metade dos Brynje 1&2, assegura a primeira parte.

Jana Rush, nome forte da cena footwork e juke de Chicago, apresenta-se pela primeira vez em Lisboa no dia 21 de abril com Painful Enlightenment, o mais recente longa-duração da produtora editado pela britânica Planet Mu, de Mike Paradinas. DJ Music, alter-ego do Leo Bindilatti / Rabu Mazda, e o projeto Domatrice, de Rudi Brito, são os ilustres convidados da noite. Dois dias depois, a 23 de abril, a ZDB acolhe o Gard Nilssen’s Acoustic Unity.

Depois de terem passado pelas noites Bola de Cristal, em 2019, os indonésios Gabber Modus Operandi regressam à ZDB, desta feita à Bola da Liberdade, para uma noite que tem também  Dj Narciso, Mvria, Jejuno, Fantasia Radical, Oseias e Tropa Macaca no alinhamento. Dia 24 de abril.

O penúltimo evento do mês acontece no dia 28 de abril e junta o trompetista português João Almeida à baixista radicada na Bélgica Farida Amadou. No dia seguinte, a 29 de abril, a ZDB salta até ao Lux Frágil para a primeira de três datas da cantora Erika de Casier em Portugal. A dinamarquesa nascida em Portugal traz consigo o mais recente álbum Sensational, aclamado como um dos mais admiráveis de 2021.

Consultem o plano completo de eventos aqui.

FacebookTwitter