CHINABOT: A estreia de Yokubari com ‘Sakai’ e Jaeho Hwang anuncia ‘Inner-Self’

| Maio 4, 2022 2:40 pm

A editora e coletivo CHINABOT sediada em Londres nasceu em 2017 com o objetivo de combater o eurocentrismo, fugir aos estereótipos e desconstruir uma ideia comum daquilo que é a percepção da música asiática e dar assim plataforma a artistas esquecidos com raízes e que partilham intensamente a cultura dos países vindos do sudeste asiático.

O principal veículo para essa mudança ocorre através da atividade multidisciplinar de mostrar a nova música experimental com uma identidade vincadamente eletrónica que converge as sonoridades tradicionais com as texturas contemporâneas de uma nova geração.

Yokubari é o nome artístico adoptado por Hisham Bharoocha, o termo japonês que significa enorme desejo ou apetite por algo, e neste caso em particular refere-se ao seu amor por todos os géneros musicais deste percussionista, compositor e artista visual americano que apresenta raízes japonesas e do Myanmar. A abundante experiência musical de Bharoocha tem um currículo bastante extenso em várias bandas de rock experimental desde os anos 90, além de proeminente colaborar em diversos projetos e instalações artísticas na i-D Magazine, New York Times, Vans e NOWNESS, entre outros.

Live Scoring Of Eisenstein's STRIKE - Ravelin Magazine

 

A estreia de Yokubari pela CHINABOT dá-se com o EP “Sakai” – significa “fronteira” em japonês – que contém samples de música clássica, folk e tradicional japonesa com instrumentos gagaku e da música min’yō que dialogam em conjunto aos samples da sua outra parte da música tradicional de Myanmar. Sentindo na pele aquilo que é ser imigrante nos EUA, resolve então dedicar a capa deste EP à sua herança familiar e multicultural, nomeadamente ao seu pai que surge numa fotografia com a paisagem do World Trade Center em Nova Iorque a servir de fundo quando este ainda era um jovem-adulto.

Jaeho Hwang é já um nome consensual na cena eletrónica londrina dos últimos 10 anos e uma vez mais junta-se à CHINABOT para lançar o seu segundo EP “Inner-Self” agendado para o dia 1 de junho, isto depois de em 2019 ter sido marcado pelo seu EP de estreia “Non-self”.

Uma vida intercalada entre Seoul e Londres, em 2020 decide retomar a Seoul para passar mais tempo com a sua mãe, que infelizmente mais tarde falece em 2021. Importunado por este acontecimento trágico, decide então lançar o single de avanço “Betweenness/사이” através de um vídeo com imagens de arquivo da sociedade coreana no séc. XX combinadas com a sociedade contemporânea.

Em breve vamos poder esperar uma nova explosão catártica de sons tradicionais coreanos combinados com os ácidos BPMs super-acelerados de teor industrial com as vozes distorcidas e experimentais de Jaeho Hwang.

 

 

FacebookTwitter