HTRK, CS + Kreme, Nite Jewel e Fly Anakin nos planos da ZDB para junho

| Maio 31, 2022 8:30 pm

Do power duo mais ruidoso de Providence a uma parada composta por três dos mais inventivos grupos do panorama musical australiano, são muitas as propostas que a Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, tem para oferecer no mês de junho, cujo programa, revelado na sua totalidade esta terça-feira, inclui também exibições, artes performativas e projetos de foro educativo.

O programa regular de música arranca na próxima sexta-feira, dia 3 de junho, com o rapper norte-americano Fly Anakin, que aos 27 anos conta já mais de 25 lançamentos — Frank, a estreia do músico natural do Richmond em em estúdio, aterrou no último mês de março e tem em Henny L.O., Pink Siifu e Billz Egypt alguns dos seus convidados.

Antes, a 1 de junho, a ZDB salta até ao Lisboa ao Vivo para mais um concerto fora de portas, desta feita com os norte-americanos Lightning Bolt, de Brian Chippendale e Brian Gibson, que trazem consigo os temas do mais recente álbum Sonic Citadel, uma autêntica tour de force com o melhor que o duo sabe fazer: rock de guerrilha, combativo e libertário, que tem na bravura e na experimentação as suas maiores bandeiras.

Um dos mais interessantes projetos vindos da Austrália, a dupla CS + Kreme, composta por Conrad Standish e Sam Karmel, apresenta-se na sala lisboeta no dia 8 de junho. O seu último álbum, Snoopy, é um dos mais preciosos registos de 2020 e mereceu a aprovação da distribuidora inglesa Boomkat, que incluiu o disco na sua lista de melhores do ano. Turner Williams Jr. e Tim Gick asseguram a primeira parte .

Nite Jewel, que a par de Dean Blunt, John Maus ou Daniel Lopatin esteve na vanguarda da pop hipnagógica, regressa a Lisboa com o seu mais recente álbum No Sun, oito canções “sobre perda, desencontro e desespero” que refletem a separação da norte-americana com o ex-marido. Três dias depois, a 17 de junho, a cantora mexicana Silvana Estrada, cujo novíssimo Marchita é um dos mais admiráveis discos de 2022, apresenta-se em Lisboa para a última de duas datas em Portugal (a primeira acontece esta quinta-feira no Theatro Circo, em Braga, a propósito do ciclo Musa).

Também da Austrália, e a operar desde 2003, os HTRK (lê-se “Hate Rock”) passam pela Igreja de St. George, a convite da ZDB, para um concerto de apresentação do mais recente álbum Rhinestones, editado em 2021 e que sucede uma série de lançamentos aclamados pela norte-americana Ghostly International. A abrir as hostes do evento estará a também australiana Valya Ying-Li Hooi, ou seja, YL Hooi, cujo álbum de estreia, Untitled, foi considerado uma das grandes descobertas de 2021 para a Boomkat. 

O produtor egípcio Zuli, a cantora-produtora norte-americana keyiaA, o experimentalista português Rafael Toral (com o seu Space Sextet) e a produtora do Congo Nkisi (no âmbito das noites Bola de Cristal) completam o certame da ZDB para o mês de junho. Os bilhetes encontram-se disponíveis em zedosbois.org, onde poderão consultar também o plano completo de eventos.

Fotografia: Michelle Tran

FacebookTwitter