A Culturgest anunciou hoje a temporada 2022/2023 de teatro, música, exposições, conferências, cinema e projetos de participação. No que diz respeito à programação musical, a temporada é inaugurada a 23 setembro com um encontro cósmico em forma de concerto, que junta o MC brasileiro Rodrigo Brandão e o lendário saxofonista americano Marshall Allen, líder da Sun Ra Arkestra, juntamente com os seus companheiros de banda e nomes do jazz nacional.
A 19 outubro, Haley Fohr vem até Lisboa sob o alter-ego de Circuit de Yeux, apresentar o seu mais recente álbum, o exuburante e sinistro -io, assinado pela Matador. A artista norte-americana vai também levar este trabalho ao gnration, em Braga, no dia 20, e ao Auditório de Espinho no dia seguinte, sendo que Leiria irá recebê-la já a 27 de agosto, no âmbito do Extramuralhas.
Novembro é o mês onde se concentram a maioria das propostas desta programação. A 2 de novembro a italiana Caterina Barbieri (na fotografia) abençoa-nos com a sua eletrónica minimal e progressiva, trazendo consigo Spirit Exit, registo que vê a artista experimentar com sampling, instrumentos de cordas e guitarra em oito faixas. Sai já na próxima sexta-feira pela light-years, selo criado pela artista no ano passado. Classic Objects é o oitavo disco da norueguesa Jenny Hval e desvenda a procura por um som mais otimista, caloroso e etéreo, dotado de maior sensibilidade pop. A artista chega à Culturgest a 23 de novembro, inserido numa tour nacional que visita o Auditório de Espinho, a 22 de novembro, e o gnration, a 24 de novembro.
A 26 de novembro sobe a palco Einstein On The Beach, uma das produções mais iconográficas e majestosas do século XX e uma obra-prima que iniciou as luminosas carreiras de Philip Glass e Bob Wilson. Escrita em 1975, a ópera gravita em modo livre-associação sobre Albert Einstein, com três atos dedicados à teoria da relatividade, à criação da bomba atómica e à sua visão revolucionário do universo. Um marco minimalista intemporal, a obra vai ser apresentada na sua versão exclusivamente musical durante quase três horas e meia de puro deleite e encantamento.
Relativamente ao contingente nacional, Surma, acompanhada por Pedro Melo Alves e João Hasselberg, vai apresentar a 17 dezembro a primeira série de concertos de Alla, fazendo-o de um modo especial, pensado e desenhado exclusivamente para o palco da Culturgest. Já em 2023, a 19 de janeiro, os Mão Morta aliam-se ao saxofonista Pedro Sousa para interpretarem Tricot, o disco lançado este ano.
Os bilhetes para todos os concertos estão à venda a partir de hoje.
Fotografia por Furmaan Ahmed