Donny Benét no Musicbox: o revival do disco como nunca antes visto

Donny Benét no Musicbox: o revival do disco como nunca antes visto

| Agosto 24, 2022 8:21 pm

Donny Benét no Musicbox: o revival do disco como nunca antes visto

| Agosto 24, 2022 8:21 pm

Foi na passada quarta-feira, dia 17 de agosto, que fomos até ao Musicbox para assistir a mais um concerto de Donny Benét em terras portuguesas. O artista australiano, que também passou pela última edição do Vodafone Paredes de Coura, tem andado a dar concertos pela Europa fora neste quente e solarengo mês de agosto. Na bagagem traz consigo o mais recente EP, Le Piano, uma peça instrumental que surge 2 anos após a sua última edição discográfica. Este novo registo foi lançado via Dot Dash/Remote Control e é composto por 4 faixas, todas elas concebidas e gravadas na íntegra no estúdio de Benét em Sydney, de nome Donnyland.

Apesar do concerto em Lisboa se ter realizado numa quarta-feira, o ambiente no Cais do Sodré estava leve e animado. Estamos em plena época de férias e por isso mesmo viam-se imensas pessoas, grande parte turistas de diferentes nacionalidades, a passear na rua cor-de-rosa com o copo cheio na mão. O clima dentro do Musicbox era o mesmo, com pessoas a socializar e outras mais a tentar entrar para dançar ao som de Donny Benét e a sua banda. Com a casa quase cheia e pouco depois da hora prevista para o concerto, o Don entrou em palco com o seu saxofonista e baterista sob uma enorme ovação. O público gritava “Donny Donny Donny!” e o artista, carismático e bem-disposto como sempre, sorriu e introduziu-se aos presentes.

Donny Benét

“Working Out” foi a faixa que Donny escolheu para arrancar as festividades, e apesar do mau som no princípio do concerto, isto não evitou que o público nas primeiras filas começasse a saltar desenfreadamente e uma autêntica danceteria se instalasse no Musicbox. O post-disco de Donny Benét ia invadindo todos os cantos desta sala lisboeta, o saxofone e a bateria ao vivo estavam em perfeita simbiose com o baixo funk do Don e o seu sintetizador pré-gravado, contagiando os que estavam ali presentes a dar um belo passo de dança, levado por uma nostalgia sonora dos anos 80. Na pausa entre as músicas, Donny ia falando alegremente com o seu público, contando-nos histórias de como tinha passado os últimos dias em Portugal a fazer praia e a comer pasteis de nata ao pequeno almoço, ou como adorava uma boa mariscada nas nossas terras. Um verdadeiro apreciador da cultura portuguesa, portanto. A festa esteve sempre ao rubro no Cais do Sodré, com músicas como “Konichiwa” e “Love Online” a fazer parte do repertório perfeitamente escolhido para este concerto. O público vibrava e mexia-se como se não houvesse amanhã, uma verdadeira maravilha de se ver especialmente depois de estarmos tanto tempo fechados em casa devido à pandemia.

Donny Benét

Assim que o concerto chegou ao “fim”, Donny Benét, brincalhão como sempre, perguntou como gritávamos aos artistas em Portugal para pedir mais uma música, e prontamente os presentes começaram a entoar “Só mais uma!” como manda a tradição. Cumprindo este desejo do público, o Don não só tocou mais uma, mas duas músicas. “Le Piano”, single homónimo do novo EP que saiu em abril, e “Santorini” foram as faixas que fecharam esta noite animada no Musicbox. Uma despedida calorosa acompanhou Donny e a sua banda para fora do palco, com os presentes a ir saindo para o Cais do Sodré repletos de sorrisos e boa-disposição. Uma prova do sucesso que foi mais um concerto de Donny Benét em terras portuguesas.

 

Fotografia: Daniela Oliveira

FacebookTwitter