Nos dias 23 e 25 de setembro, o Canal 180 junta-se à Matéria Prima para duas sessões de concertos na Rua Miguel Bombarda, no Porto.
A inaugurar o plano de eventos estará YL Hooi (na foto), cantora-compositora australiana que integra, entre outros, o projeto Kallista Kult com os compatriotas Sam Karmel e Tarquin Manek. O último, conhecido pelo seu trabalho a solo e em nome próprio na defunta Blackest Ever Black, completa o certame da noite de sexta-feira, onde se apresentará sob o heterónimo Silzedrek. Antes, a 22 de setembro, a dupla sobe ao palco da Galeria Zé dos Bois.
Jeff Witscher, que é também René Hell e que colaborou, entre outros, com Pete Swanson, Séan McCann e Oneohtrix Point Never (o split Music for Reliquary House / In 1980 I Was a Blue Square é uma das suas obras mais celebradas) é o grande destaque da noite de domingo. Vem dos extremos mais ruidosos da cena noise norte-americana, tendo fundado projetos seminais do género como os extintos Foot Village ou Trash Dog, mas foi na intersecção entre o acústico, a eletrónica e a colagem sonora que encontrou a sua maior e mais duradoura paixão. Jack Callahan, com quem tem mantido uma profunda e frutuosa relação (a trilogia de álbuns The Past, Present and Future of Experimental Music (Uncut GRM), Stockhausen Syndrome e Issues (What Happens on Earth Stays on Earth), publicada ao longo da pandemia, é uma ode ao pós-minimalismo do século XX), assegura a primeira parte.
As sessões estão agendados para as 19h no 425 da Rua Miguel Bombarda e os bilhetes já se encontram à venda na loja da Matéria Prima, situada também na Rua Miguel Bombarda.