ZDB: Anthony Naples, DJ Python e Peder Mannerfelt no programa de outubro

| Outubro 2, 2022 1:37 am

Depois de uma rentrée bem regada, e já com a periodicidade habitual dos tempos pré-pandemia em marcha, a ZDB, situada na Rua da Barroca, em Lisboa, prepara-se para entrar no novo mês com a eletrónica — e as suas múltiplas linguagens — em primeiro plano.

Cabe aos Gala Drop, projeto que junta Afonso Simões, Nélson Gomes e Rui Pedro Dâmaso arrancar o programa regular de música, este domingo, com um espetáculo de apresentação de Amizade, terceiro longa-duração de carreira e o sucessor do muito aclamado II que deverá sair no próximo dia 14 de outubro pela Holuzam. Chima Hiro, DJ com ligações à Quântica e à NTS, estará responsável por fechar a noite de 2 de outubro.

Anthony Naples, DJ e produtor de Nova Iorque, é um dos grandes destaques do roteiro desenhado pela ZDB para o mês de outubro, tal como é o compatriota Brian Piñeyro, ou seja, DJ Python, com quem partilhará o certame da próxima Superballet, agendada para o dia 4 de outubro, e que contará ainda com a participação de DJ’J que, juntamente com Naples, representa os quadros superiores da editora Incienso.

Três dias depois, a 7 de outubro, há encontro marcado entre o violoncelista Daniel Levin, descrito pela revista Wire como um dos mais brilhantes dos nossos tempos, e o trompetista Sei Miguel, figura mítica do jazz feito em Portugal.

Figura de relevo na esfera da música eletrónica e de dança, Pedder Mannerfelt apresenta-se em Lisboa para um espetáculo a solo no próximo dia 14 de outubro. O músico e produtor sueco, que forma com Malcolm Pardon o projeto Roll The Dice, traz consigo vinte anos de carreira e um admirável currículo experimental, com discos tão aplaudidos como os últimos Lines Describing Circles, de 2016, ou Controlling Body, de 2018, e colaborações com gentes como Klara Lewis, Fever Ray e Blonde Redhead. Moss Kissing — músico, intérprete e investigador audiográfico sedeado em Lisboa — dá a conhecer os temas de Pass Through na primeira parte.

A 19 de outubro há nova Bola de Cristal com Model Home e Fantasia Radical. Os primeiros, que dispõem de quase trinta edições na sua página de Bandcamp, trazem consigo o novíssimo Saturn in the Basement, rap povoado de jazz, ruído e saturação digital que tem em Phew e Michael R Bernstein alguns dos seus convidados.

Cara conhecida dos portugueses, Lea Bertucci regressa ao país que a acolheu pela última vez em maio para um encontro com o saxofonista Ben Vida. Murmurations, a estreia da dupla em longa-duração, é o mote para o espetáculo marcado para o dia 27 de outubro. Antes, a 22 de outubro, a cantora-compositora Inês Malheiro traz os temas de deusa náusea, agendado para sair no próximo dia 14 de outubro pela Lovers & Lollypops, pela primeira vez ao palco.

Até ao fim do mês, há ainda noites dedicadas às editoras CCA e Lay Down Recordings (com concertos de Rita Silva e Fashion Eternal e Alek Rein, April Marmara, Cecília Corujo e James Michael Rodgers, respetivamente), concertos de Phelimuncasi, Wolf Manhattan e Myriam Gendron, bem como um extenso programa de atividades educativas e multidisciplinares que pode ser consultado com mais detalhe aqui.

FacebookTwitter