Estiveram no sub-palco do Teatro Municipal do Porto, em 2015, e vão regressar a Portugal no próximo ano. Nome fundamental da música industrial, os espanhóis Esplendor Geométrico são a mais recente confirmação do festival Extramuralhas, que regressa a Leiria entre os dias 24 e 26 de agosto.
Foi a partir dos históricos Aviador Dro, que reunia algumas das mais aventureiras mentes de Madrid da década de 80, que surgiram os Esplendor Geométrico, destacando-se desde logo como uma das mais avançadas propostas da música experimental da época. Inspirados pela música de contemporâneos como Whitehouse ou Throbbing Gristle, e sob o signo frenético do movimento futurista, o grupo atualmente formado por Arturo Lanz e Saverio Evangelista antecipou – com recurso a métodos de composição pouco convencionais – as manifestações concretas do noise, bem como as suas inúmeras variações.
40 Años Nos Iluminan é o mais recente lançamento do grupo que tem em EG-1, de 1981, ou o sucessor El acero del partido / Héroe del trabajo, publicado um ano depois, alguns dos seus mais importantes registos. Em 2021, a banda foi incluída na muito aplaudida compilação La ola interior: Spanish Ambient & Acid Exoticism 1983-1990.
Ainda este mês, o festival desenhado pela promotora Fade In confirmou a presença do britânico Clock DVA no certame da próxima edição do Extramuralhas.