A Amplificasom acaba de anunciar mais dois concertos a acontecer em 2023 no Understage do Teatro Municipal do Porto: Rodrigo Amado, em fevereiro, e Patrick Walker (40 Watt Sun), em maio.
Não apenas uma das mais importantes figuras do jazz português, Rodrigo Amado é já reconhecido como um dos mais inovadores saxofonistas contemporâneos. Ao longo de décadas de colaborações que atestam a sua versatilidade, desde os rockers barcelenses Black Bombaim ao lendário Joe McPhee, Amado deixou a sua marca em vários géneros e tornou-se um dos mais celebrados músicos do nosso país a nível internacional. Rodrigo Amado apresenta finalmente o seu primeiro disco a solo. Em Refraction Solo, as homenagens musicais estão tão presentes quanto o seu discurso, sendo uma introdução perfeita para quem desconhece o seu trabalho e uma oportunidade de o estudar mais intimamente para quem já há muito acompanha a sua carreira.
Após muitos anos envolvido no soturno ambiente do doom metal, Patrick Walker afastou-se gradualmente do meio através da música dos 40 Watt Sun, um projeto que mantém a solenidade do passado mas que a envolve numa sonoridade crescentemente folk. Em Perfect Light, lançado em 2022, Walker abandona quase por completo o conceito de banda, sendo um álbum tão pessoal que poderia ter sido lançado em nome próprio. Acompanhado apenas pela sua guitarra acústica, vulnerável apesar da sua figura imponente, Patrick Walker partilhará o peso da sua música numa apresentação ao vivo que será também pautada pelo humor mordaz de um contador de histórias nato que tem neste contexto uma oportunidade de se aproximar ainda mais do seu público. É o seu rápido regresso ao Porto, depois de ter passado pela última edição do Amplifest.
A apresentação de Rodrigo Amado no Porto terá lugar a 24 de fevereiro, enquanto o concerto de Patrick Walker ocorre no dia 5 de maio. Os bilhetes têm o preço de 7 € e já se encontram à venda.