Ana Roxanne, Pile ou Alex Zhang Hungtai no mês de março da ZDB

| Fevereiro 28, 2023 3:07 pm

Assegurou a primeira parte de Weyes Blood no B. Leza, em 2019, atuou na edição de 2022 dos Jardins Efémeros e prepara-se para assinar a sua primeira apresentação em nome próprio na Galeria Zé dos Bois (ZDB) no próximo dia 15 de março. Chama-se Ana Roxanne, e é um um dos destaques da sala lisboeta para esse mês, cujo alinhamento foi revelado esta segunda-feira na sua totalidade.

Because of a Flower, a estreia da cantora-compositora norte-americana em longa-duração, saiu em 2020 sob a alçada da Kranky, casa-mãe para artistas como Grouper, Stars of the Lid ou Tim Hecker, e foi considerado um dos 16 melhores registos de música ambiental feitos nesse ano. Giovanni di Domenico, cujo extenso currículo experimental o levou a trabalhar com Jim O’Rourke, Tetuzi Akyiama ou os portugueses Norberto Lobo e Manuel Mota, assegura a primeira parte.

Instituição do novo pós-hardcore feito nos Estados Unidos, os Pile, que atuaram na última edição do NOS Primavera Sound, regressam a Portugal para dois concertos inseridos na digressão de apresentação do seu mais recente álbum, All Fiction. Publicado em fevereiro sob a cinta da editora Exploding In Sound, o disco – o sétimo na discografia dos norte-americanos (nono, se considerarmos as duas aventuras do vocalista Rick Maguire pelos terrenos da música ambiental) – deverá ser apresentado no dia 14 de março na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa (e um dia depois no Maus Hábitos, no Porto).

Quem também passará por Portugal no meio de uma digressão europeia será Alex Zhang Hungtai, conhecido pelos seus projetos enquanto Last Lizard e Dirty Beaches e que trará os ambientes de Swimming Bird, publicado em 2022, à sala sala lisboeta no dia 18 de março (apresenta-se ainda em Braga, no gnration, a 17 de março, e no Cosmos Campolide, a 21 de março, para um encontro com o português David Maranha).

Nadah El Shazly, que se apresentou pela primeira vez em Portugal em 2018, no Porto e em Lisboa (e mais tarde em Braga, no gnration, e no Barreiro, a propósito da edição de 2019 do Out.Fest), apresenta-se na Galeria Zé dos Bois no dia 31 de março. Pollution Opera, uma rara e surpreendente colaboração com a galesa Elvin Brandhi, é o mote para o regresso da artista egípcia à sala lisboeta.

A britânica Valentina Magaletti (Moin, Tomaga, CZN), o colombiano Filmmaker (com Kara Konchar e Meibi na primeira parte) ou o encontro em palco entre os portugueses João Espadinha e Primeira Dama são outras propostas do roteiro desenhado pela ZDB para o mês de março.

FacebookTwitter