Sven Helbig apresenta o seu novo disco no Theatro Circo

| Março 13, 2023 3:24 pm

No dia 18 de março, pelas 21h30, Sven Helbig, um dos mais promissores compositores da cena clássica moderna, regressa a Portugal para atuar no Theatro Circo. Sven Helbig é um compositor alemão com obra publicada em etiquetas de referência como a Deutsche Grammophon, Neue Meister ou a Sony Classical.

Compositor autodidata, foi na sua infância que desenvolveu a sua primeira paixão naquilo que chama de “bricolage eletrónica”, entre os vinis dos pais e as pequenas bandas filarmónicas da sua pequena cidade alemã, foi construindo assim a sua visão modernista da música clássica que o tem levado a cruzar trabalhos corais e orquestrais com a mais moderna eletrónica, originalidade que lhe tem valido muitos aplausos por parte da crítica especializada. Helbig foi, por exemplo, autor dos arranjos para coros e orquestra em peças de dois dos álbuns do grupo de rock Rammstein, um dos mais famosos projetos alemães contemporâneos. Produziu ainda The Battleship Potemkin, dos Pet Shop Boys, em 2004, e já trabalhou com o cantor de ópera René Pape ou ainda a pianista Olga Scheps. Muitas das suas composições foram levados a palco pelos BBC Singers – coro de câmara britânico profissional da BBC -, Fauré Quartett, o violinista Jon Vogler e pelo maestro Kristjan Järvi. Para além da da sua carreira como compositor, Sven Helbig produz um programa de rádio com o nome de Schöne Tönena Berlin’s Radio 1, celebrando a história da música e artistas contemporâneos.

O músico que viveu em Nova Iorque no período que se seguiu à queda do muro de Berlim, vive atualmente em Dresden. E se no seu primeiro trabalho, Pocket Symphonies, procurava nas miniaturas das canções uma densidade sinfónica, em Skills, o seu novo álbum, é a minúcia do trabalho artesanal que o inspira a trabalhar com três trompas, tuba e um quarteto de cordas.

Sven Helbig regressa a Portugal com um concerto especial em que um ensemble de piano, violino, viola e violoncelo complementará a sua eletrónica. Na bagagem, o compositor trará não apenas o mais recente álbum, mas também peças chave que nos transportarão pela sua brilhante carreira. Oportunidade única para conhecer e aplaudir de perto um dos mais promissores compositores da cena clássica moderna.

Os bilhetes encontram-se disponíveis a 18 € (9 € com Cartão Quadrilátero) na bilheteira do Theatro Circo, locais habituais e online.

FacebookTwitter