Voice Actor (na foto), Horse Lords e Širom, mas também Afrorack, Luís Pestana e O Carro de Fogo de Sei Miguel estão entre as dez primeiras confirmações para a edição deste ano do Out.Fest, a 19ª na história do festival internacional de música exploratória do Barreiro que regressa a vários dos mais icónicos espaços dessa cidade entre os dias 5 e 7 de outubro.
Autores de uma das mais elusivas estreias do último ano, os Voice Actor são o projeto de Noa Kurzweil e Levi Lanser. Sent From My Telephone é o disco-manifesto do enigmático duo, que reúne cerca de uma centena de canções (e mais de quatro horas de música!) “num único e inclassificável lançamento onde se reconhecem ruídos, texturas e ecos de qualidade hauntológica, ambientes soturnos e uma apetência para a abstração corporizada em poemas de recorte hipnagógico”.
Ao duo proveniente da Bélgica, que assinalará a sua estreia em terras lusas no festival do Barreiro, juntam-se os norte-americanos Horse Lords, um dos mais interessantes destabilizadores do rock cujo Comradely Objects, o primeiro lançamento do grupo sob a alçada da Rvng, apresenta sete composições situadas entre o totalismo do compositor Kyle Gann e a força implosiva dos compatriotas Don Caballero.
Já o coletivo Širom, composto pelos eslovenos Iztok Koren, Ana Kravanja, Samo Kutin, traz consigo a folk livremente danificada de The Liquified Throne of Simplicity, a estreia do grupo em longa-duração e um dos melhores lançamentos do ano para a britânica Quietus.
Os portugueses Luís Pestana, O Carro de Fogo de Sei Miguel e Ravenna Escaleira, a mexicana J. Zunz (pilar da britânica Rocket Recordings), os britânicos Holy Tongue (de Valentina Magaletti e Al Wootton), a norte-americana LustSickPuppy e o produtor do Uganda Afrorack (o seu álbum de estreia, homónimo, conta com o carimbo da editora Hakuna Kulala) completam a primeira fornadas de nomes revelada esta quinta-feira.
Os primeiros passes globais já não estão disponíveis em bol.pt e locais habituais pelo preço especial 33 euros.