lagrimento é o novo álbum de ben yosei. O sucessor de luz, um dos melhores álbuns de 2020 para a nossa redação, inclui 10 temas e conta com a participação de Conan Osiris (o autor de Adoro Bolos empresta à sua voz ao tema “ceifa”), Frost.y e Princess.
Nas elucidativas notas que acompanham o lançamento, que foi antecedido pelos singles “cria” e “meu corpo”, o artista de Montemor-O-Velho explica:
“Lagrimento” (“lágrima” + “lamento”) é um andamento triste, o choro recôndito do ser em todos nós. É jorrar pelos que amámos, pelos que perdemos e não estão cá mais, mas também a esperança de que estejam algures a olhar por nós – e de que um dia possamos nós, noutra configuração, olhar por eles. É a minha tentativa de remontar a portugalidade católica que me é casa e cerne, é música devocional.
“Lagrimento” é o encarar do abismo, de tragédias pessoais, de dificuldades e de vicissitudes para neles (e a partir deles) edificar e construir melhor consigo mesmo e com os outros. É a complacência de mergulhar no amor abençoado e em tudo que nele há tanto de luminoso como de sombrio, de reconfortante como de perturbador, de alegre como de sofrido, e a decisão consequente de conscientemente amar, não apesar da dor mas devido a ela.
É um ritual feito a partir de lágrimas e a dignificação, atenção e purificação a partir delas alcançável. É uma qualquer voz lacrimejante que cante louvores. É o humildar do intelecto, o poder indomável da crença e da Fé. É todo e qualquer coração que veementemente ame.”
lagrimento pode ser escutado desde já na página de Bandcamp de ben yosei, alter-ego do multi-instrumentista português Rafael Trindade.