Dave Bixby, Debby Friday e Pan Daijing no mês de maio da ZDB

| Maio 1, 2023 3:32 pm

Dave Bixby, que tem em Ode to Quetzalcoatl um dos mais preciosos documentos da folk dos anos 60, é o nome responsável por inaugurar o programa da ZDB para o mês de maio. O cantor, compositor e líder da Harbinger Orchestra apresenta-se nessa sala, a 3 de maio, para a segunda de apenas seis paragens pela Europa em 2023.

Foi da promessa de salvação do The Group, um culto religioso, que brotaram as sementes de Ode to Quetzalcoatl, o testemunho de um homem à beira do precipício após um penoso período de consumo desenfreado de LSD. Exemplo de transformação e auto-descoberta – pessoal e espiritual–, o álbum, editado em 1969, é hoje um importante objeto de culto, manifesto isolado de uma folk livre e danificada que ganhou novos contornos ao longo da última década (e não é difícil traçar pontos de ligação entre a obra do norte-americano e as canções fraturadas de Dean Blunt e Joanne Robertson).

Esta não é a primeira vez que a sala lisboeta acolhe uma lenda da folk nas suas instalações: em 2018, o cantor-compositor Michael Chapman, autor de inúmeras obras incontornáveis da canção norte-americana, apresentou-se a solo no aquário da ZDB, três anos antes de partir para outra dimensão.

Miguel Abras, que lidera a formação dos Putas Bêbadas, assegura a primeira parte do concerto.

Entre outras propostas da programação, destaque para o norte-americano Patrick Walker, líder dos Warning e 40 Watt Sun que regressa a Portugal depois de uma última passagem pelo festival Amplifest, em 2022 (atua a 4 de maio na ZDB, e um dia depois no Understage do Teatro Rivoli, no Porto); a canadiana Debby Friday (apresenta Good Luck, uma das mais impressionantes estreias de 2023, a 10 de maio); as norte-americanas Deli Girls (Boss é o mais recente trabalho da dupla que passará por Lisboa a 19 de maio, dias antes da passagem pelo Palco RUC da Queima das Fitas de Coimbra); e a compositora e performer chinesa Pan Daijing, que regressa à capital depois de por lá se ter apresentado no âmbito da edição de 2021 da BOCA Bienal (atua na ZDB a 25 de maio).

Consultem o plano completo de eventos aqui.

FacebookTwitter