Serralves em Festa regressa em junho com 50 horas ininterruptas de cultura e música de 808 State, Mouse on Mars e Oren Ambarchi

| Maio 23, 2023 10:17 pm

De 2 a 4 de junho, o Serralves em Festa regressa ao Porto para a sua 17ª edição, a primeira desde 2019 depois de quatro anos de interregno provocados pela pandemia. Da música ao cinema, as danças e as práticas da performance, são 50 horas de oferta cultural gratuita e sem interrupções que se desenrolará nos vários espaços da Fundação de Serralves, entre as 20h de 2 de junho (sexta-feira) e as 22h do dia 4 (domingo).

Pioneiros da acid house, os britânicos 808 State são um dos destaques do programa de música, que inclui ainda performances de Organ Tapes (que atuará também em formato DJ set), Rian Treanor (com Ocen James), Sarathy Korwar ou Gabriel Ferrandini. O grupo, hoje o projeto do fundador Graham Massey, depois das saídas de Martin Price, Darren Partington e Andy Barker, falecido em 2021, irá apresentar um espetáculo audiovisual com o artista multidisciplinar Michael England, que soma no seu currículo projeções ao vivo para artistas como Autechre, Demdike Stare e Bola.

Mais um nome sonante das vanguardas eletrónicas, os alemães Mouse on Mars, de Andi Toma e Jan St. Werner, regressam a Portugal depois de uma passagem pela Culturgest (Lisboa) em 2018. AAI (sigla para Anarchic Artificial Intelligence) é o mais recente álbum do duo, e o 12ª na discografia do projeto fundado no início da década de 1990, quando uma pequena revolução eletrónica deu origem a uma nova música de dança cerebral e altamente exploratória. Apresentam-se em palco com o percussionista Dodo NKishi, o escritor e estudioso Louis Chude-Sokei e um coletivo de programadores informáticos.

Ainda neste plano, Oren Ambarchi, norte-americano com extenso currículo experimental (Sunn O))), Fennesz e Jim O’Rourke são alguns dos artistas que já colaboraram com o cabecilha da Black Truffle), regressa a Serralves, onde atuou pela última vez em 2018, para um encontro em palco com o percussionista João Pais Filipe, conhecido pelo seu trabalho nos Macumbas e CZN. Ainda este ano, o músico norte-americano apresenta-se em Lisboa para um espetáculo inserido no festival Jazz em Agosto.

Consultem o plano completo de eventos aqui.

FacebookTwitter